Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Luiz Henrique Machado

Com um pôr do sol de causar suspiro e um ponto de partida privilegiado para a vista da Capital no novo Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros (CBMTO),  os participantes da 16º Corrida do Fogo vibraram com  o evento realizado pela corporação, no início da noite desse sábado, 1º de julho. Com recorde de público, a edição que, em vinte dias já havia atingido o marco de 1.200 inscritos, finalizando com 1.400 inscritos no total, contou com mais de 2,5 mil participantes na arena e inovou com largada privilegiada para atletas de elite e estrutura confortável e segura.

O coração do público já começou a bater mais forte com a execução do Hino Nacional, em continência à Bandeira do Brasil hasteada a cerca de 30 metros de altura, na Escada Magirus do Corpo de Bombeiros. Com largada rigorosamente às 19h, ponto já marcante do evento, a contagem regressiva foi empolgante e a largada foi abrilhantada com fogos de artifícios e com o brado das sirenes das viaturas. Era o que faltava para os atletas partirem para o percurso de 10km e 5km. 

A partir do QCG, pela Avenida NS-03, seguia subindo e descendo pela Avenida LO-03 até à rotatória da NS-01, retornando pela NS-03 até a Avenida JK, e subindo a até à rotatória da Praça dos Girassóis com a Avenida NS-01, contornaram e seguindo até ao canteiro central da Praça com a Avenida LO-02 e retornando para o QCG.

Na avaliação do coordenador geral da Corrida do Fogo e Subchefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Cléber José Borges Sobrinho, a 16º edição da Corrida do Fogo foi inovadora e muito positiva.  “Corrida altamente positiva. Tivemos grandes inovações e fomos muito elogiados pelos líderes das assessorias, que aprovaram o sistema de largada, pela segurança, conseguindo priorizar os atletas de elite, situação que não acontecia  em edições anteriores”, disse.

“Tivemos uma estrutura de suporte exemplar e pela primeira vez uma corrida trouxe banheiros químicos refrigerados, reforçamos a segurança com uma equipe para atender além das nossas expectativas, e ainda contamos com a presença fundamental dos nossos parceiros da segurança pública como a Polícia Militar, Guarda Metropolitana, Detran, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, entre vários parceiros que contribuíram para o sucesso do nosso evento. Já estamos recebendo o retorno do público por meio das redes sociais em pontos que um dia já foram motivos de crítica e hoje estamos sendo elogiados”, completou o coronel.

O Subchem elogiou e, ao mesmo tempo, agradeceu aos colegas de Comissão Organizadora, que tanto se empenharam na ação. ”O objetivo é sempre realizar uma Corrida do Fogo melhor a cada edição. Agradeço ao comando da instituição pela confiança na missão, todo o staff que fez isso tudo acontecer, em especial o tenente-coronel José Domingos Filho, responsável por toda mídia do evento, e o tenente-coronel Nilton Rodrigues, que conseguiu fazer o intercâmbio juntos aos parceiros, que são fundamentais para a realização do nosso evento”, avaliou o coordenador.

Tenente Coronel Filho,assessor de Comunicação e MKT do CBMTO, e responsável por toda comunicação visual do evento, descreveu um pouco sobre os  bastidores da corrida. 

“Organizar uma corrida de rua não é tarefa simples e nem fácil. Começa um ano antes com a escolha do time que vai fazer a “coisa” tomar forma, composto por um coordenador geral, um adjunto e um auxiliar. Esses três começam a desenvolver as estratégias de captação de recursos, alocação de equipamentos e busca de parceria. O projeto já tem que estar pronto, para então cair em campo. Até o dia da corrida, são dias exaustivos e a busca incessante em não deixar o nível cair, em relação à edição anterior. Desde a escolha dos fornecedores que vão prestar os serviços de produção dos kits dos atletas, medalhas e troféus. E por trás desse time um outro trabalha paralelamente para produção, exatamente, das peças que precisam ser feitas: equipe de comunicação visual e marketing. É de lá que surgem as ideias do que vai compor a corrida, desde a estrutura até identidade visual”, contou.

Filho conta ainda como são os dias que antecedem o evento. “ E dois dias antes da corrida entra em cena uma outra equipe: de inscrições e distribuição dos kits. Trabalham incessantemente 3 dias antes da corrida, como loucos, para dar conta das demandas de inscrições de atletas e parceiros.E no dia da corrida é um “Deu nos acuda”. Várias equipes são montadas e cada uma desempenha o seu papel. Equipes de cronometragem, segurança, hidratação, premiação, palco, estrutura e outras. São mais de 85 pessoas compondo essas equipes, sem citar os mais de 15 patrocinadores e parceiros que também montam suas tendas, lounges, e pontos de degustação, para tornar o cenário mais atraente e interativo.O resultado de tudo isso é uma festa que agrada todo mundo, alegra a alma e incentiva a boa prática de atividades esportivas e competitivas” finalizou. 

Para o comandante-geral do CBMTO, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, a Corrida do Fogo se consolida ainda mais a cada ano, como um evento importante dentro do calendário do Estado, com identidade forte, estruturada e que marca um momento de interação entre a sociedade e a instituição.  “A Corrida do Fogo é um momento muito especial para a instituição, pois  trazemos a comunidade para dentro do Quartel e conseguimos ter essa troca. É um evento que realizamos para comemorar o Dia do Bombeiro Militar junto a comunidade, incentivando a prática esportiva, tanto para atletas de elite, como para atletas amadores, para a família tocantinense confraternizar num ambiente de extrema segurança e muito saudável. E neste ano, que estamos de casa nova, foi ainda mais especial, pois conseguimos trazer o público para conhecer o nosso novo QCG, um grande sonho que foi concretizado este ano”, enfatizou o comandante. 

Campeã na categoria geral feminino percurso de 5km, Meire Botelho avaliou a corrida. “ A Corrida do Fogo é diferenciada pela sua pontualidade, segurança e organização. É muito gratificante participar”, relatou a campeã.

“Simplesmente, essa edição foi maravihosa”, classificou a campeã dos 10k feminino, Elivani, que ano passado foi a campeã dos 5k. 

O maranhense Evandro levou o bicampeonato da Categoria Geral dos 5km. "A Corrida do Fogo é especial e muito organizada”, pontuou.

“O incentivo à prática do esporte num ambiente seguro e familiar, com um público participativo, estrutura segura e muito confortável está dentro do que a BRK busca apoiar em nossa política social.  Esse é nosso segundo ano apoiando a Corrida do Fogo e é muito gratificante”, disse Pedro Gobbo, gerente de Operações da BRK, patrocinadora master da Corrida do Fogo.

E teve corredor que enfrentou mais dificuldade que o próprio percurso, foi o caso dos bombeiros militares que realizaram a corrida usando roupa especial para combate a incêndio. “Faz parte do desafio do bombeiro militar enfrentar dificuldade, e fazer o melhor para a comunidade, sempre seguindo nosso lema “vidas alheias, riquezas Salvar”, disse o campeão da prova, o cabo Jefferson Nascimento, que representou a 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, de Araguatins.

Representando o Hospital de Olhos de Palmas, outro grande patrocinador da corrida, a gerente administrativa Márcia Guimarães disse que se emocionou no evento. “Desde a execução do Hino Nacional até a largada dos corredores foi um evento emocionante, é uma satisfação fazer parte desse momento tão importante para nosso estado", relatou.

A lista completa dos dos campeões da 16º edição da Corrida do Fogo está no site da https://chipbrasil.com.br/eventos

Pódios - 5KM

Vencedores Masculino Geral (Venc. Mas)

1. 5272 Evandro Pereira de Brito (CBMTO) 15'37

2. 5911 João Fernandes dos Santos Silva 16'01

3. 5171 Leoney Oliveira Gomes (Acop/Porangatu) 16'33

4. 5939 Judson Cesar Camargo (Elite Assessoria Esportiva) 16'45

5. 5827 Vanio Vieira 17'10

Vencedores Feminino Geral (Venc. Fem)

1. 5442 Meire das Chagas Botelho (Geral) 19'59

2. 5693 Jéssica Priscilla Conceição dos Santos (Uma) 20'14

3. 5381 Ana do Bonfim Ferreira de Menezes (Eva Assessoria) 21'13

4. 5330 Érica Cristina da Silva Glória (Eliesio Miranda) 21'18

5. 5268 Elizangela Monteiro Dina (CBMTO) 21'27

Pódios 10 Km

Vencedores Masculino Geral (Venc. Mas)

1. 1142 Athilla Cavalcante Telles (Geral) 31'21

2. 1152 Noel dos Reis Alves (Geral) 31'31

3. 1249 Antonio Francisco Silva Costa 33'16

4. 1103 Vagno Silva do Carmo (Polícia Militar do Tocantins) 34'37

5. 1304 Romario dos Santos Carvalho (Geral) 35'06

Vencedores Feminino Geral (Venc. Fem)

1. 1160 Elivanir Barbosa Borges de Paula (Hl) 41'17

2. 1161 Cristina Araújo (Hl) 45'32

3. 1376 Eliza Nunes Neta 45'49

4. 1128 Rafisa Joicy de Oliveira Teixeira (Foguetes) 45'51

5. 1363 Monalisa Reis 45'53

Pódios - 5km - Bombeiro Equipado

Vencedores Masc. Bombeiro Equipado (Venc.Mas.Be)

1. 5074 Jefferson Batista do Nascimento 29'46

2. 5067 Ronaldo Pereira da Silva (Keila) 30'00

3. 5077 Rangel Nepomuceno Lima 30'54

Pódios 5km -  Bombeiro Militar

Vencedores Masc. Bombeiro Militar

1. 5046 Nilton Rodrigues dos Santos 18'03

2. 5001 Vander de Melo Praxedes (2CIA3BBM) 18'35

3. 5052 Leonilton Ferreira da Silva 19'14

Vencedores Fem. Bombeiro Militar

1. 5002 Ana Caroline Gomes Uchoa (2CIA3BBM) 24'29

2. 5019 Andréia Gualberto (Gustavo Borges) 27'37

3. 5007 Fernanda Cerqueira Martins (BRK) 28'53