Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os campeões nacionais de robótica da Escola Sesi de Araguaína chegaram à Bordeaux, na França, no último final de semana onde participam da 26ª Robocup, competição mundial com 45 países que corresponde à etapa internacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A partir dessa terça-feira, 4, começa a etapa de ambientação e treino no Parc des Expositions, local do evento. De 6 a 10 de julho, os alunos do Sesi Regimar Negreiro e Sérgio Gabriel disputam a na categoria RoboCupJunior.

Antes da classificação no nível II, voltada a alunos do ensino médio e que classifica para a fase internacional, os alunos do Sesi alcançaram o primeiro lugar nacional no nível I da competição em 2018 quando eram alunos da educação fundamental. Para chegar à esta etapa, a equipe do Sesi, batizada como Tucuna, venceu as etapas estaduais, regionais e a nacional realizada em 2022.

“O Sesi Tocantins tem grande satisfação em fazer parte da história destes alunos que encerram a etapa escolar com aptidões em tecnologias essenciais ao mercado de trabalho e com a capacidade de desenvolver soluções que são grandes objetivos da metodologia desenvolvida nas escolas do Sesi”, ressalta o diretor do Conselho Regional do Sesi Tocantins, Roberto Pires.

A RoboCup tem como objetivo promover o interesse, a prática e o conhecimento de ciências como a mecatrônica, ciência da computação, eletrônica, mecânica, internet das coisas e inteligência artificial. O evento é coorganizado pela Universidade de Bordeaux e seus parceiros, a Region Nouvelle-Aquitaine, Bordeaux Metropole e o Ministério da Educação e Juventude. A expectativa da organização é de que o evento reúna 40 mil visitantes e pesquisadores em robótica e inteligência artificial.