Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) comemorou na manhã dessa terça-feira, 4, o sucesso da primeira cirurgia de decorticação pulmonar por videotoracoscopia, técnica cirúrgica de tórax, na qual utiliza uma microcâmera acoplada a um sistema composto por processadora de vídeo e monitor. O procedimento é menos invasivo que a cirurgia convencional, possibilitando uma recuperação pós-operatória mais rápida e com menos dor.

O médico especialista em cirurgia torácica e superintendente do hospital, Antônio Oliveira explica que se tratava de paciente com uma empiema septado em decorrência de uma pneumonia grave, que estava apresentando um quadro infeccioso e o tratamento clínico estava sendo insuficiente, sendo necessário a realização de uma cirurgia de decorticação pulmonar. “A cirurgia vai servir para controlar o processo infeccioso, além de abreviar o tempo de internação”.

 O gestor destaca ainda que essa foi a primeira cirurgia realizada com anestesia geral. “Esse é um grande avanço, aos poucos vamos aprimorando os serviços de saúde ofertados à população”, conclui.

Desde 2022, após reforma do Centro Cirúrgico do HDT-UFT, são realizadas cirurgias eletivas nas especialidades de cirurgia geral e ginecologia, por meio de convênio celebrado com o município de Araguaína, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e a Ebserh, e procedimentos simples em pacientes internados.