Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

Os policiais da Polícia Militar do Tocantins que atuaram na Operação Canguçu receberam na terça-feira (5), uma moção de aplausos em Brasília. A solenidade aconteceu por iniciativa da Câmara dos Deputados Federais.

Os policiais militares do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Pará foram reconhecidos por sua coragem e dedicação. A ação foi iniciativa da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados Federais de Combate ao Crime Organizado, em Brasília. Além da moção de aplausos, os militares também foram presenteados com uma medalha como reconhecimento pelos seus esforços e pelo sucesso da operação.

O comandante-Geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, que esteve presente na solenidade, revela a alegria de receber tamanha honraria. “Ficamos honrados de fazer parte dessa história, que ficará marcada na história no país, com um legado que deixamos de integração entre as forças, onde o Estado se sobrepôs à criminalidade e é assim que tem que ser sempre.” Finalizou.

Operação Canguçú

A Operação Canguçú teve duração de 39 dias (abril/maio) com o trabalho em conjunto das Polícias Militares de cinco Estados Brasileiros, na busca de uma quadrilha suspeita de envolvimento na tentativa de assalto a uma empresa de valores em Confresa, Estado do Mato Grosso. A operação aconteceu no Tocantins, contou com a atuação de cerca de 350 policiais militares, resultando em 18 mortes e na prisão de dois indivíduos, além de apreensões. 

No Tocantins também ocorreu homenagem. O governador Wanderlei Barbosa, juntamente com o Comando da Policia Militar, realizou, em maio, no Quartel do Comando Geral da PMTO, em Palmas, cerimônia em homenagem à atuação dos policiais.

(Foto: Ademir dos Anjos)