Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Saúde/TO

Foto: Divulgação Saúde/TO

O Hospital Geral de Palmas (HGP) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu nessa terça-feira, 4, a última visita de avaliação do Projeto "Reabilitação da Síndrome Pós - Cuidados Intensivos", desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto chega à reta final e os setores beneficiados foram a unidade do AVC (acidente Vascular Cerebral), Ala de Neurologia e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

O responsável pelo Escritório da Qualidade do HGP, Pedro Carvalho, ressaltou que o projeto vem fazendo a diferença para o HGP. "Como um dos principais objetivos a otimização de fluxo desde a Unidade de Terapia e Unidade AVC até o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), do Programa Melhor em Casa, passando pela enfermaria. Redução das complicações clínicas; reabilitação precoce; alta segura, com avaliação do impacto na qualidade de vida dos pacientes. Estamos na reta final, de apresentação para avaliação das ações desenvolvidas, a próxima etapa será apresentação do desenvolvimento do projeto para o Ministério da Saúde”, declarou.

De acordo com o engenheiro e um dos consultores do HAOC, Alécio Rodrigues, o projeto foi uma experiência muito gratificante. "Não somente pelos excelentes resultados alcançados pelo HGP, como também pela maior integração promovida entre as áreas de UTI, enfermaria e Sad. A melhora na qualidade da assistência ao paciente, a maior satisfação dos usuários e colaboradores e a gestão mais eficiente dos recursos foram alguns dos resultados colhidos através deste projeto”, salientou.

A fisioterapeuta do Programa Melhor em Casa, Eliara Costa disse que nunca imaginava participar de um projeto como este. "Foi extremamente gratificante para mim. Atendemos pacientes de média e alta complexidade, com o apoio do hospital renomado, otimizamos o atendimento multidisciplinar. Foi um apoio extraordinário da equipe Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com uma visão ampla da complexidade, impactando positivamente no atendimento do paciente no nosso serviço”, concluiu.

A enfermeira Talita Carvalho Gomes, ressalta ser um projeto riquíssimo e que veio para agregar conhecimento e melhorias nos processos de trabalho e assistenciais. "Resgatando a importância e o papel da equipe multidisciplinar desde a entrada do paciente na unidade hospitalar até a sua alta. Onde contamos com o suporte da equipe do HAOC. A semente foi plantada, agora vamos dar continuidade e manter esse projeto que trouxe tantas melhorias aos nossos usuários”, disse. 

O HGP foi um dos quatro hospitais do Brasil a fazer parte do projeto. Além do Tocantins, foram selecionados os Estados de Sergipe, Pará e Piauí.