Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, deu o primeiro passo para tirar a cidade de Taipas, na região sudeste do Estado, do isolamento, com a assinatura da Ordem de Serviço para asfaltamento da TO-387, que liga o município à cidade de Conceição do Tocantins. A autorização foi dada nessa quinta-feira, 6, durante a programação dos Festejos do Divino Pai Eterno, padroeiro da cidade.

As obras demandam R$ 69.990.917,64 em investimentos. A Ordem de Serviços envolve a realização das obras de terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização, serviços que serão realizados pela empresa Consórcio Conceição-Taipas. 

Considerada uma das prioridades para a população da região, a pavimentação da TO-387 liga os municípios de Taipas e Conceição do Tocantins, Natividade e também facilita o acesso para Brasília. A rodovia constitui também um meio de escoamento para pecuarista, barragistas e agricultores. O governador Wanderlei Barbosa disse que a ligação da cidade até Conceição do Tocantins é importante para para tido o sudeste.

"Essa obra é muito importante para o nosso Governo e para todo o Tocantins, por se tratar de um município que ainda não conta com ligação rodoviária por asfalto, as maiores mineradoras estão aqui, tem solo fértil, bom para soja, milho e para criação de gado, mas infelizmente uma cidade como Taipas ainda não conta com ligação asfáltica", pontuou o Governador ao pedir celeridade às obras.

O prefeito de Taipas, Silvio Romério Cardoso Ribeiro, classificou o ato como um marco histórico para o município. “Um dia histórico para a cidade e estamos muito gratos ao governador Wanderlei Barbosa pela iniciativa, que vai tirar a cidade do isolamento", disse o Prefeito destacando as potencialidades do município. "Taipas conta com terras férteis e essa ligação por asfalto vai facilitar o escoamento da produção. Sem estradas de boa qualidade não há desenvolvimento, além de facilitar a mobilidade para quem quer se deslocar para outras localidades e também atrair investimentos", frisou.

O presidente da Agência de Transportes e Obras (Ageto), Márcio Pinheiro, disse que o Governador quer agilidade na obra por se tratar de uma localidade que ainda não conta com acesso por estrada asfaltada. "Temos a falta de água nesse período de estiagem, mas vamos entregar em até dois anos", assegurou. 

Inaugurações 

Na oportunidade o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado do prefeito local, Silvio Romério Cardoso Ribeiro Araújo, entregou a pavimentação de ruas e avenidas da cidade, obras realizadas em convênio com o Governo do Estado, por meio do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego.

O prefeito Silvio Romério destacou que esse convênio com o Governo do Tocantins permitiu deixar a maior parte das ruas da cidade asfaltada. "Esse programa do Governo é reflexo do olhar diferenciado do governador Wanderlei Barbosa para os municípios. A gente percebe que ele quer o desenvolvimento dos municípios e isso só vai fortalecer o Estado como um todo. Hoje a nossa cidade está com quase cem por cento das ruas asfaltadas. A gente fica feliz de ter um tocantinense à frente do Governo do Estado, e fazendo um trabalho belíssimo", disse.

O Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego do Governo do Tocantins, constitui um dos mais emblemáticos programas da atual gestão. Por meio dele o Governo do Tocantins destina R$ 2 milhões aos municípios tocantinenses, por meio de convênio,  para investimento em obras estruturantes priorizadas pelo gestores municipais. Com isso são realizadas as melhorias reclamadas pela população, a geração de emprego e renda para as famílias e, automaticamente, o aquecimento da economia local e do próprio Estado.

Além do asfaltamento das ruas e avenidas também foram inauguradas a Rádio Comunitaria, nove casas populares, o Estádio Municipal Jeferson Antunes de Carvalho é a Praça Galdino Ferreira Couto, obras construídas com recursos do município.

Presenças

O evento foi prestigiado por deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores da região.