Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), divulgou nesta quarta-feira, 12, os dados de cobertura vacinal da primeira etapa de vacinação contra a brucelose. Ao todo, foram vacinadas 591.172 bovídeas (bovinas e bubalinas) com idade entre 3 e 8 meses, o que representa 95,40% do rebanho do Estado nessa faixa etária.

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, o resultado da campanha reforça o trabalho desempenhado pela Agência à frente da defesa agropecuária e da consciencialização dos produtores rurais, que tem garantido altos índices vacinais a cada etapa de vacinação. 

De acordo com a responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozório, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) preconiza que a cobertura vacinal seja de 80% do rebanho. "E nós chegamos a mais de 95%. Isso mostra que o produtor rural está consciente da importância do seu papel para garantir a saúde do rebanho e da população, uma vez que a brucelose pode ser transmitida ao homem”, afirma. 

Os produtores rurais que deixaram de vacinar as bezerras contra a brucelose, serão multados no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado, R$ 127.69 por propriedade não declarada, além de ter a ficha de movimentação de rebanho bloqueada até a regularização.