Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou nesse domingo, 16, um quadriciclo à Polícia Militar de Araguatins, no Bico do Papagaio, para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo nesta temporada de praia. O ato ocorreu durante visita à Praia da Ponta, principal atrativo nesta época de veraneio na cidade. 

A exemplo de outros 41 municípios tocantinenses, Araguatins conta com apoio do Governo do Tocantins, que destinou um aporte de R$ 550 mil, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), para estruturação da temporada de praia. 

"Com esse quadriciclo e os recursos destinados a Araguatins garantimos as condições favoráveis para a realização da Temporada de Praia 2023 com muito mais segurança. O tocantinense gosta de praia, da boa música e do entretenimento e isso faz parte do Governo", pontuou o Governador Wanderlei Barbosa explicando a parceria com o prefeito Aquiles da Areia para garantir a temporada de praia em Araguatins. "O Governo tem que ofertar saúde, educação, estradas de qualidade e também entretenimento. Viemos aqui porque somos parceiros dos municípios durante toda a temporada realizada no Estado", destacou salientando o aspecto de segurança. "As forças de segurança estão presentes em todas as praias e naquelas mais densas disponibilizamos um quadriciclo para facilitar a locomoção dos policiais. Esse tem sido um dos objetivos do Governo: garantir mais segurança à população", afirmou.

O titular da pasta da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, que acompanhou o governador Wanderlei Barbosa em Araguatins, afirmou que garantir segurança e tranquilidade ao cidadão em seu momento de lazer é o viés do Governo do Tocantins. "É de suma importância que o cidadão que venha curtir sua praia tenha segurança. Isso é o viés do Governo, garantir a todo cidadão o direito de ir à sua praia e ter seu lazer com segurança. Estamos empenhados em dar tranquilidade e até agora o resultado é positivo", assegurou o secretário. 

O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, falou da satisfação em receber o governador Wanderlei Barbosa na Praia da Ponta e destacou a importância do apoio do Governo do Tocantins para estruturação do local para receber os visitantes. "Pela primeira vez no meu mandado recebi ajuda para implantação da temporada de praia. Foi uma ajuda grandiosa de R$ 550 mil que ajudou bastante", afirmou o prefeito lembrando a importância da Polícia Militar, que recebeu um quadriciclo para ajudar no policiamento, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil. "Os turistas podem vir que aqui temos uma segurança fantástica", garantiu. 

Apoio

Para garantir a infraestrutura adequada nas praias, o Governo do Tocantins destinou recursos a 42 municípios, e implantou padrões de infraestrutura de acordo com a categoria de cada praia (A, B, C e D).  As praias são categorizadas com base no fluxo de público e na movimentação financeira. Também foram oferecidos treinamentos e qualificações para os prestadores de serviços, e também foi feita uma análise do perfil dos turistas.

Para reforçar  a segurança dos banhistas durante a temporada em todo o Estado, a Polícia Militar colocou cerca de 300 policiais, principalmente nos finais de semana, e entregou 25 quadriciclos para reforçar as condições de trabalho. No entanto, todas as forças de segurança estão envolvidas para garantir a tranquilidade na temporada em todo o Estado. (Secom/TO)