Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Rondinelli Ribeiro

Foto: Rondinelli Ribeiro

Ao abrir o processo de auditoria interna do sistema de gestão de qualidade dos serviços da Justiça Eleitoral no Estado, nesta segunda-feira, 17, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, ressaltou a importância da atividade e conclamou a participação de todos no processo. “Julgo esta como uma das  atividades mais importantes da gestão do tribunal”, afirmou. Ele gravou uma mensagem, exibida na abertura da auditoria, direcionada aos magistrados, servidores e colaboradores do tribunal.

A auditoria interna se estenderá por toda a semana. O objetivo é garantir a manutenção da Certificação de Qualidade ISO 9001, obtida em 2015. “A cultura da qualidade é um dos nossos patrimônios e um dos pilares da excelência dos nossos serviços. É o momento em que os nossos processos de trabalho serão avaliados por uma equipe independente e competente, que tem a capacidade de verificar a eficácia, a eficiência, o cumprimento dos objetivos, os resultados alcançados e adequação aos requisitos estabelecidos”, declarou o presidente.  

O magistrado salientou ainda a importância de um certificado internacional. “Lembramos da máxima “grandes poderes trazem grandes responsabilidades...” Diante disso, digo que possuir um certificado internacional de qualidade em serviços significa o reconhecimento por todos os esforços e investimentos, nos distingue no cenário nacional e nos orgulha, mas aumenta a nossa responsabilidade em buscar manter e melhorar o nosso padrão de qualidade em fazer eleições”.

Ele pediu que todos participem ativamente dos trabalhos. “Com isso, reforçaremos o nosso compromisso com a cultura da qualidade do tribunal e com a excelência do serviço, tendo sempre em vista o cumprimento de nossa missão institucional e a satisfação dos nossos clientes cidadãos usuários”, disse.

Continuidade e melhoria

O presidente João Rigo Guimarães aproveitou o momento e se dirigiu a todos os integrantes da Justiça Eleitoral tocantinense. “Ao tomar ciência, com mais proximidade e propriedade da gestão de excelência do TRE-TO e a prestação jurisdicional, digo que estou feliz e motivado em, juntamente com vocês, dar continuidade a este trabalho que tinham à frente meus amigos, os desembargadores Helvécio Maia e Eurípedes Lamounier. Magistrados experientes e de capacidade extraordinária, eles conduziram todos neste trabalho concretizado graças aos esforços diários e capacidade técnica das senhoras e dos senhores”.

O desembargador reafirmou que seu objetivo é desenvolver uma gestão aberta e com diálogo. “Estarei com as portas do gabinete no TRE-TO abertas. Primo pelo diálogo, a relação de respeito e cumplicidade. Espero contribuir com todos neste  trabalho profícuo que realizam”, disse. 

“Qualquer medida e implementação que realizarmos terá o objetivo de aprimorar ainda mais os serviços visando sempre a melhoria da qualidade”, complementou. 

Ao finalizar, citou outros dois objetivos da gestão: ampliação da estrutura física do TRE-TO e o Prêmio CNJ de Qualidade que, segundo sua análise, não será tratado como foco principal, mas "consequência do trabalho realizado". (TRE/TO)