Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

O governador Wanderlei Barbosa recebeu, no início da tarde do último sábado, 15, no Hangar do Governo no Aeroporto Lysias Rodrigues, em Palmas, o secretário da Cultura, Sebastião Pinheiro; a cineasta tocantinense, Eva Pereira e seu assessor Luís Melchiades, em um encontro que teve como pauta principal o filme “O Barulho da Noite”, dirigido por Eva. O longa-metragem foi uma das seis produções documentais escolhidas dentre 300 inscritos para compor a programação do 51º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 11 e 19 de agosto, no Palácio dos Festivais.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa recebeu o convite de Eva Pereira para participar, dia 15 de agosto, da apresentação oficial do filme no festival e confirmou sua presença por entender a importância de ter uma produção tocantinense em uma mostra tão significativa. À cineasta ele reiterou seu compromisso com o setor cultural e a confiança na equipe da Secretaria da Cultura (Secult).

É a primeira vez que uma produção do Tocantins entra na programação oficial do Festival de Cinema de Gramado depois de passar por uma curadoria assinada pelo ator e diretor Caio Blat, o jornalista, escritor, crítico de cinema e professor Marcos Santuário e pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil, protagonista de "O segredo dos seus olhos", ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.

De acordo com Eva Pereira, foi um momento especial promovido pelo secretário da Cultura Tião Pinheiro. “Estar competitiva para o Festival de Gramado é uma responsabilidade para com a região norte e com o Tocantins, além das mulheres que produzem audiovisual brasileiro. Nós acabamos de fazer o convite ao governador Wanderlei Barbosa, que nos deixou felizes e orgulhosos ao confirmar sua presença na exibição e apoio ao nosso projeto. E será uma honra, porque a gente chega com o calor humano do Tocantins para enfrentar essa disputa acirrada, pois passar em uma seleção de 300 inscritos, onde seis foram escolhidos, já é um prêmio”.

Para o secretário Tião Pinheiro, a seleção do filme da Eva Pereira reforça e coroa esse momento animador em que vive a cultura brasileira e, claro, a tocantinense, “onde o governador aposta no setor, recria uma secretaria e dá condições para que a pasta faça o trabalho que é preciso para devolver aos fazedores de cultura o protagonismo que lhes é de direito”. E isso tem reforço fundamental da União com a recriação do Ministério da Cultura (MinC) pelo presidente Lula e colocando no comando uma artista do nível de Margareth Menezes.

O Barulho da Noite

O filme é um drama familiar que se passa na zona rural do Tocantins e conta a história da menina Maria Luiza, de 7 anos, que tem que lidar com um misto de sentimentos ao ver a sua família se desestruturar com a chegada do novo ajudante de roça do seu pai. Repleto de referências da cultura popular, o enredo tem como pano de fundo a Folia do Divino Espírito Santo, festejo bastante tradicional no Estado.