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Foto: Divulgação

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Para atender as distâncias que ligam os estados brasileiros, a Scania apresenta o X-gas, o primeiro caminhão do Brasil com autonomia de 900 quilômetros movido a gás natural veicular e/ou biometano.

“O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país. Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410 cavalos, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comericais Brasil.

O Scania X-gas é um modelo G 410 8x2, com chassi rígido. Seu motor dispõe de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000Nm. A distância entre-eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado.

São oito cílindros com capacidade de 118l e outros oito de 95l. O volume total suporta impressionantes 406 metros cúbicos de gás. Fator que possibilita o propulsor levar o produto por cerca de 900 quilômetros. A composição poderá carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo Romeu e Julieta, um caminhão trucado 6x2 mais um reboque, com capacidade de até 56 toneladas, ou na configuração de rodas 8x2 com 29 t de PBTC - peso bruto total combinado.

Para se ter ideia de comparação com o atual caminhão a gás disponível, o entre-eixos é de 3.750mm (ou 3.950mm) com oito cilindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opção de 118l ou 95l, que propiciam um volume total de 226 metros cúbicos ou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 a 500 quilômetros.