Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Contag/Divulgação

Foto: Contag/Divulgação

Ampliar a participação da agricultura familiar nas compras do Governo Federal é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica assinado, nesta quarta-feira, 19, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Defesa (MD), da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A meta é que pelo menos 30% das aquisições de alimentos por órgãos federais sejam da agricultura familiar. A partir das iniciativas a serem adotadas, a intenção é que sejam desenvolvidas ações integradas visando a ampliação das aquisições de alimentos da agricultura familiar e de suas organizações coletivas, com foco na modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"Hoje damos continuidade a esse que é o programa mais importante de aquisição de produtos da agricultura familiar. O PAA é uma referência que ultrapassa nossas fronteiras. Estivemos em El Salvador e a expertise que o Brasil tem sobre a compra de produtos da agricultura é uma demanda geral", afirmou o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto. 

"O acordo que assinamos hoje mostra ao campo agrário que vamos ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar, camponesa, quilombola, indígena, de homens e principalmente de mulheres", completou.

A Conab vai disponibilizar as informações, possibilitando a melhor execução da Compra Institucional pelos diversos órgãos demandantes de alimentos, os quais também assinam o acordo. Dessa forma a Companhia irá contribuir no levantamento da oferta dos alimentos produzidos pelos agricultores, dada a sua expertise nas operações de aquisição do PAA em suas diversas modalidades. (Conab)