O Governo do Tocantins focado no desenvolvimento regional, comemora a consolidação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) como um importante instrumento de transformação social, expandindo a sua atuação e qualificando a população tocantinense, com cinco Campus e 12 unidades tecnológicas do projeto TO Graduado. É fácil perceber a importância e atuação da Unitins em prol do desenvolvimento do Estado. A Unitins vive um momento de crescimento acelerado e modernização. Expansão em todos os sentidos. Com o fechamento do semestre 2023/1 são muitas as conquistas a serem comemoradas.
Seja na aquisição de equipamentos, montagem de laboratórios, na reforma e modernização da nova sede do Campus Araguatins, na conclusão do estacionando e iluminação externa do Campus Palmas, na abertura autorizada de licitação para construção do Campus Dianópolis, no lançamento de edital do Programa de Auxílio Permanência, na disponibilização de mais uma biblioteca virtual para comunidade acadêmica, na reforma e modernização da sede da instituição, em Palmas, seja na efetiva participação da Unitins na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023) com mais de 80 atividades. A Unitins também registrou um aumento de 237% na quantidade de alunos matriculados entre 2018 e 2023.
Um divisor de águas é a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05/2021, que destina 1% da Receita Corrente Líquida do Estado do Tocantins para o orçamento anual da Unitins, garantindo a regularidade orçamentária para a manutenção e expansão da Universidade. Ao fazer um balanço do semestre, o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, ressalta: “Muito desafiador, esse semestre. Eu destaco a evolução de todas as frentes. Novos cursos ainda em consolidação como o curso Pedagogia/Campus Palmas, Medicina no Campus Augustinópolis e os três cursos do Campus Paraíso. Um trabalho constante. Destaco a evolução do projeto TO Graduado, rediscutindo a metodologia, e tendo a oportunidade de verificar o quanto o projeto está contribuindo com o desenvolvimento e interiorização do acesso ao Ensino superior. Destaco também os investimentos em reforma predial, na manutenção, na compra de equipamentos, nos laboratórios. Importante destacar também os investimentos feitos em todas as unidades para a melhoria constante da instituição”, explica o reitor.
O Reitor também destaca a realização do concurso público que foi um marco para a Unitins. "São 132 vagas, um dos maiores concursos em andamento no país. Para chegarmos com professores efetivos em todos os campus, melhorando e, principalmente, profissionalizando a atuação dos colegiado e dos Núcleos Docentes Estruturantes”, ressalta.
Por fim, o reitor também reforça a criação e ampliação do sistema de fomento estudantil. Desde o auxílio permanência, ampliação das bolsas de pesquisa, iniciação científica e bolsa monitoria. Um trabalho constante para apoiar nossos estudantes para que permaneçam na universidade e concluam com êxito seus estudos".
Este semestre também foi marcado pela escolha democrática dos gestores da Unitins. Pela segunda vez, o professor Augusto Rezende e a professora Darlene Teixeira Castro colocaram seus nomes à disposição no pleito para reitor e vice-reitora da Universidade para os próximos quatro anos. A eleição foi realizada em junho e a chapa Consolida Unitins, formada por eles, obteve 96,8% dos votos válidos de acadêmicos, docentes e técnicos administrativos.
Para o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a Unitins é imprescindível para o desenvolvimento do Estado. "É notório o crescimento e fortalecimento da Unitins em todo o Tocantins, principalmente após a aprovação da PEC 05/2021 na nossa gestão. Agora, tocantinenses de norte a sul do Estado têm a oportunidade de fazer um curso superior e transformar a realidade da sua região e de suas famílias. Nosso compromisso é continuar fortalecendo a Unitins por acreditar na educação como ferramenta de transformação social", concluiu o governador.