Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura de São Bento, realizam nos dias 20 e 21 de julho, a 2ª Semana da Agricultura Familiar no município de São Bento.

O evento reuniu nessa quinta-feira, 20, dezenas de pessoas, e contou com a participação do técnico agropecuário Wandro Cruz Gomes, que levou a prática do processo de enxertia de mudas aos produtores familiares presentes.

De acordo com Wandro, esse ensinamento é uma troca de experiência que leva pra vida. "Pois desde que aprendi trabalhar com enxertia, tenho sido procurado até por outros estados, para compartilhar a experiência. Poder contribuir com essa tecnologia para os produtores de São Bento é uma honra. Daqui vou poder ver bons frutos sendo colhidos por essa comunidade”, destacou Wandro.

Para o senhor Edmar Martins, produtor da região, a oficina trouxe possibilidade de produzir mais na região e reduzir as compras externas.

“A oficina foi importante para nos despertar sobre a nossa produção que ainda está baixa, por isso adquirimos mais produtos externos. Aprender sobre a prática de enxertia, nos possibilita produzir mais, ao colocar em prática o que aprendemos”, disse Edmar.

A 2ª semana da Agricultura Familiar tornou-se uma tradição anual no município, e possibilita o aumento da renda dos agricultores e movimentação do comércio local, coma chegada dos participantes de outros municípios.

O encontro entre técnicos e produtores é um momento de troca de experiência, que terá sequência nesta sexta-feira, com a feira das delicias (força mulher), e oficinas sobre: saúde da mulher e do homem do campo; legalização de agroindustrializadores e boas práticas de fabricação; sistemas de irrigação para produção de frutas e hortaliças; e manejo de pasto e nutrição de gado leiteiro. As ações ocorrerão no Balneário Oscar Milhomem a partir das 9h da manhã.

Para aprender as técnicas de enxertia, procure um técnico do Ruraltins, e adquira as melhores tecnologias para produção.