Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes

O Tocantins é livre da Influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) e nunca registrou casos da doença no plantel avícola. Para garantir a efetividade de medidas de prevenção e enfrentamento, o Governo do Tocantins decretou emergência zoossanitária em todo território tocantinense em função da detecção da enfermidade em aves silvestres na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e em aves de subsistência no Espírito Santo.

O ato reforça o alerta, mesmo sem nenhuma ocorrência de caso no Estado. A publicação está no Diário Oficial desta sexta-feira, 21, e  estabelece o prazo de 180 dias semelhante ao instituído pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no dia 22 de maio, em todo o Brasil. Atualmente já foram detectados 67 focos da IAAP no País.   

A declaração de emergência viabilizará recursos financeiros federais, logística e demais materiais necessários para execução das atividades. “A medida assegura mais agilidade e atenção a uma doença que pode causar grandes prejuízos econômicos caso afete aves comerciais. O governador Wanderlei Barbosa determina mais essa medida preventiva que prioriza a saúde animal e humana colaborando com a não propagação da doença”, avalia o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima.  

A atenção redobrada é também em virtude do Tocantins ser cortado pela rota Brasil Central de aves migratórias, que compreende principalmente os leitos dos rios Araguaia e Tocantins, possuindo sítios de invernada e reprodução dessas aves catalogadas.

Prevenção

É preciso reforçar que o Tocantins não registrou nenhum caso confirmado da doença e desde maio deste ano, o Governo do Tocantins tem intensificado as ações de prevenção em todo o Estado. A Adapec realizou no primeiro semestre, estudos importantes sorológicos e de vigilâncias na avicultura industrial, incluindo criações de subsistência, com abordagem na influenza aviária e doença de Newcastle.

Visando à qualificação profissional nessa área, foram promovidos dois cursos em emergência sanitária; simpósio; reuniões quinzenais com instituições públicas e privadas e palestras para os produtores rurais, além de ampla divulgação sobre prevenção, notificação e cuidados.

Influenza Aviária

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem.

Canais de Comunicação

Em casos de suspeita da Influenza Aviária em aves, a Adapec deverá ser notificada imediatamente pelo telefone 0800 063 11 22, se preferir pelo site adapec.to.gov.br  ou presencialmente em uma das unidades que estão localizadas em todos os municípios do Estado.