Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o município de Peixe do Tocantins foram demandados os cursos de Tranças e Penteados; Biscoitos e Bolos Caseiros e Chita Chique. A previsão é para capacitar 60 pessoas, com expectativa de gerar 60 empregos diretos, segundo a coordenadora dos cursos, Daiana Tereza da Costa. As capacitações tiveram início nessa segunda-feira, 24, com término na sexta-feira, 28. 

“Estou realizando um grande sonho”, afirmou a jovem moradora de Peixe, Vitória de Jesus Póvoa, 16 anos, definindo sua emoção em participar do curso de “Tranças e Penteados” que está sendo realizado, nesta semana, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com a Prefeitura de Peixe.

Clézia Rodrigues Santos, 36, também está participando das capacitações e vê na ação uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, exercendo uma profissão. “Agradeço ao Governo do Tocantins e à prefeitura de Peixe pela oportunidade”, afirmou.

Inclusão Produtiva

Os cursos de Inclusão Produtiva são realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) em parceria com as prefeituras municipais. As capacitações são formas de incentivo à inclusão produtiva que têm como objetivo gerar trabalho e renda.

Cada curso tem carga horária de 40 horas. Os cursos são definidos com base no cenário atual e realidade da aptidão do município, segundo o gerente de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota. “A escolha dos cursos é para atender as demandas dos municípios”.

Público alvo

Participam dos cursos famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, tais como Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e Beneficiários do CadÚnico.