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Ciência & Tecnologia

Foto: Vinícius Santa

Foto: Vinícius Santa

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) marcou presença no IV Workshop da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) em Brasília (DF). O evento, que aconteceu nos dias 20 e 21 de julho, reuniu membros da Associação, autoridades convidadas e patrocinadores para discutirem sobre o aprimoramento do atendimento digital à população. Além das palestras e debates, uma das principais atividades do workshop foi a cerimônia de entrega do Prêmio “Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais 2023”, classificando o Estado em uma nova posição.

O Índice, que avalia o nível de digitalização dos serviços públicos oferecidos pelos estados brasileiros por meio de indicadores, mede a eficiência e a qualidade dos serviços digitais disponibilizados aos cidadãos. O objetivo é incentivar a modernização e o aprimoramento, facilitando o acesso da população de forma ágil, eficiente e transparente.

A premiação reconhece os estados que se destacam na oferta de serviços digitais de excelência, estimulando a transformação digital no setor público. Após esforço contínuo para aprimorar a oferta dos serviços, o estado saiu da categoria "regular" e agora está classificado como "bom". O avanço evidencia o compromisso da Gestão em promover a eficiência digital e a modernização dos serviços públicos.

Com a ascensão, o Tocantins se posiciona em uma nova categoria no cenário nacional em termos de modernização digital, mostrando seu comprometimento em acompanhar as transformações. Além disso, o Tocantins, juntamente com o estado do Pará, ocupa, a maior pontuação no Índice de Oferta de Serviços Digitais (D2), dentre os estados da região Norte do País. O resultado reflete o comprometimento das autoridades com a modernização e eficiência digital, com destaque para o aprimoramento na oferta dos serviços.

Ao avaliar os resultados do último período, é notável o destaque do Estado ao recuperar o crescimento do índice em relação ao ano anterior. O Tocantins pontuou aumento de 24,25 na eficiência dos serviços públicos, e a expectativa é de que o estado continue progredindo no cenário nacional de competitividade. Essa retomada indica um esforço consistente na busca pela melhoria dos serviços e avanços digitais ofertados.

O presidente da ATI, Alirio Felix, enfatizou a importância do evento como um momento crucial para impulsionar a modernização dos serviços públicos no Estado. "Este evento é um marco para impulsionarmos a modernização dos serviços públicos no Tocantins. Com a participação da ATI, foi possível compartilhar e reforçar o compromisso do nosso governador Wanderlei Barbosa, nos avanços conquistados das perspectivas promissoras de aprimoramento da eficiência digital. Além dos resultados positivos que nos colocaram em uma melhor pontuação, e o destaque como um dos estados relevantes da região Norte", afirmou.

"Nossa participação no evento reforçou o compromisso contínuo em promover a transformação digital e oferecer serviços de qualidade aos cidadãos tocantinenses. A ATI segue empenhada em promover a modernização dos serviços públicos de forma eficiente e satisfatória para a nossa população, fortalecendo assim a excelência nas atividades governamentais”, destacou.

A melhora na pontuação do Índice e a participação da Agência no evento reflete o compromisso do Governo do Tocantins em promover a eficiência digital, e a constante modernização dos serviços na transição de um modelo operacional convencional para o ambiente digital.

Eficiência Digital

A eficiência digital é a utilização estratégica da tecnologia da informação para melhorar processos, aumentar a produtividade e oferecer serviços de forma mais eficiente. Envolve a adoção de soluções tecnológicas que simplificam tarefas, facilitam a comunicação e promovem a transformação em organizações e setores públicos, resultando em maior otimização de recursos, redução de custos e melhoria na experiência dos usuários.

Portal de Serviços

A Agência planeja, para o segundo semestre deste ano, lançar a Plataforma de Serviços Públicos Digitais, que é um portal único de serviços que abrigará, inicialmente, cinquenta serviços digitais das secretarias e autarquias do Governo do Tocantins. A iniciativa faz parte de um leque de ações lideradas pela ATI para promover a modernização e a transformação digital no âmbito da administração pública estadual.