Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Daniel Nascimento (Republicanos) protocolou dois requerimentos junto ao poder executivo para a preservação do meio ambiente no distrito Taquaruçu, no primeiro semestre de 2023.

Um deles visa promover a Campanha de Combate aos Malefícios das Queimadas nas Áreas Rurais e Urbanas de Taquaruçu, que visa conscientizar a população sobre as consequências negativas das queimadas e lixos descartados nas matas e áreas urbanas. Podendo assim promover ações e práticas sustentáveis de descarte de resíduos e outras alternativas que não sejam o uso do fogo.

Na visão do vereador, o aumento do número de incêndios no período de estiagem é preocupante, e pode causar danos irreparáveis aos moradores da região, a fumaça resultante das queimadas também contribui para o aumento de doenças respiratórias. "As queimadas são problemas recorrentes na região e por isso a população deve ser conscientizada sobre os riscos e as consequências dessas práticas que são vistas como crime ambiental. O nosso objetivo é promover campanhas educativas e de fiscalização, para reduzir as ocorrências, mas é preciso que haja o apoio de todos, nessa luta pela proteção do meio ambiente e pelo bem-estar dos moradores do local", afirmou.

Outro requerimento é sobre o Estudo de Viabilidade para a Instalação de Placas Informativas sobre preservação do Ribeirão Taquaruçu. As placas serão uma estratégia para combater os descasos com o meio ambiente, protegendo a fauna e a flora da degradação, além de conscientizar a população sobre os impactos negativos dessas ações.