Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Rebanho de bovinos na Ilha do Bananal é de aproximadamente 110 mil cabeças.

Rebanho de bovinos na Ilha do Bananal é de aproximadamente 110 mil cabeças. Foto: Keven Lopes

Foto: Keven Lopes Rebanho de bovinos na Ilha do Bananal é de aproximadamente 110 mil cabeças. Rebanho de bovinos na Ilha do Bananal é de aproximadamente 110 mil cabeças.

Proprietários de rebanho de bovinos e outras espécies de animais localizados dentro da Ilha do Bananal deverão realizar a partir desta terça-feira, 1º de agosto, a declaração de informações pecuárias junto à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). O prazo encerra no dia 30 de setembro. A expectativa é de que os 287 retiros cadastrados realizem a declaração, que é obrigatória .

Para fazer a declaração os proprietários de rebanho na Ilha do Bananal devem procurar os escritórios da Adapec nos municípios que fazem fronteiras com a Ilha e preencher o formulário de declaração de informações pecuárias. Quem deixar de declarar o rebanho pagará multa no valor de R$ 127,69 por propriedade e terá sua ficha de movimentação bloqueada até a regularização.

Durante este período a Adapec também intensificará na Ilha, as ações de vigilâncias ativas para assegurar a sanidade do rebanho, cumprindo às exigências do protocolo pós-suspensão de vacinação contra febre aftosa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Ilha do Bananal

A maior ilha fluvial do mundo tem aproximadamente vinte mil quilômetros quadrados de área, cercada pelos rios Araguaia e Javaés. Reserva ambiental brasileira desde 1959.

Na Ilha do Bananal, a inspeção dos animais é realizada neste período, pois a maior parte do ano as áreas estão alagadas dificultando o acesso. É no período de seca que os produtores rurais conseguem de forma mais efetiva chegar aos animais e fazerem as práticas sanitárias necessárias à manutenção da saúde. Em 2022 foram registrados aproximadamente 110 mil bovinos na Ilha do Bananal.