Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, prestigiaram na manhã desta quarta-feira, 2, a cerimônia de lançamento das obras da fase 1-B do Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, localizado na capital. Na oportunidade, a empresa CCR Aeroportos, responsável pela administração do terminal aéreo, apresentou todo o planejamento, as etapas e as estruturas das obras orçadas em R$ 36 milhões.

O aeroporto de Palmas passou a ser administrado pela CCR Aeroportos em 2022. Esta será a primeira intervenção de ampliação e modernização na unidade do Tocantins após o aeroporto passar a ser operado pela iniciativa privada. A fase 1-B das obras abrange intervenções estruturais essenciais, como a adequação de Resa (áreas de escape na pista); a adequação da sinalização de pátio para acomodar cinco posições de código C; e uma reforma completa no Terminal de Passageiros. Tais melhorias têm como objetivos aumentar a segurança operacional, aprimorar a capacidade de atendimento das aeronaves e criar um ambiente mais moderno e confortável para os viajantes.

Para o governador, a reforma do aeroporto trará melhorias para o giro econômico do Estado, fomentando o turismo e possibilitando a articulação de mais malhas áreas. “Vimos o quanto o investimento mexe na economia local e essa obra será de grande importância para o nosso Estado, pois temos aqui vários atrativos turísticos. E com o aeroporto passando por melhoria, aumentará o fluxo de turistas, fazendo com que todo o país tenha acesso ao Tocantins. Somos o Estado mais bem posicionado do Brasil, estamos no centro do País, ainda não somos endereço de conexão, mas temos todo o potencial para ser”, reforçou.

Conforme a operadora do aeroporto, serão 15 obras simultâneas, ampliação e reformas nos espaços internos, possibilitando 50% de aumento das áreas comerciais. A reforma contempla adequação da subestação 1; drenagem; iluminação da Pista de Pouso e Decolagem (PPD); adequação de sinalização da faixa de pista; e iluminação do pátio. As obras estão previstas para o início do mês de setembro e têm investimento total estimado em R$ 36 milhões.

O projeto contribuirá significativamente para a economia local, gerando cerca de 90 empregos diretos durante a fase de construção, o que, para o presidente da CCR Aeroportos, Fabio Russo, já representa um importante avanço para a Capital do Tocantins. “Vamos possibilitar o giro econômico, sem contar que estamos trabalhando para melhorar a segurança do aeroporto e ampliar os espaços, permitindo que nossos voos venham para o Tocantins, garantindo o crescimento do turismo e o conforto dos passageiros”, destacou.

A prefeita Cinthia Ribeiro comentou sobre a parceria entre Estado e o Município para, com as obras concluídas, alavancar o turismo local. “A política do turismo é feita de forma conjunta e Palmas é um grande centro de investimento. Estamos na área central do País e, quando pensamos na malha viária, isso nos faz pensar em todos os fluxos, não só de importação, mas também do potencial para ser eixo de distribuição e voos comerciais também, por conta do nosso turismo”, afirmou.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, parabenizou a empresa responsável pela obra e pontuou o quanto é importante a parceria com as frentes estaduais e municipais. “É um momento de felicidade parabenizamos a CCR Aeroportos. Será uma grande parceira, faremos em conjunto a estruturação e a promoção do turismo tocantinense”, pontuou. (Com informações Secom/TO)