Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

Para ampliar o atendimento ofertado às mães e bebês que residem na região Bico do Papagaio, o Governo do Tocantins assegurou junto ao Governo Federal, recursos na ordem de R$ 130 milhões para a construção de um Hospital da Mulher e Maternidade, em Araguatins. O encontro foi realizado na terça-feira, 1º de agosto e contou com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, da secretária-executiva da Casa Civil (federal), Miriam Belchior, do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins, Deocleciano Gomes Filho; e o secretário do Planejamento e Orçamento do Tocantins (Seplan), Sergislei de Moura.

Os investimentos liberados para a construção da unidade hospitalar serão enviados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Quero agradecer ao presidente e ao ministro por terem atendido grande parte das nossas demandas solicitadas à União, e ter destinado recursos para o processo do seu planejamento de trechos rodoviários principalmente em BRs que atravessam o Estado do Tocantins em alguns pontos essenciais; assim como o Hospital Maternidade de Araguatins e a construção de pelo menos cinco escolas de tempo integral", comentou o governador Wanderlei Barbosa.

Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde, Afonso Piva, a construção dessa nova maternidade trará uma nova referência no atendimento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde tocantinense, para os moradores do norte do Tocantins. "A ideia é construir um grande hospital, bem equipado e que atenda as necessidades das mamães e bebês tocantinenses, daquela região”, afirma. 

Sobre o Projeto

O projeto destinado à construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins será referência de alto risco para a Macrorregião Centro-Norte. A unidade terá 25 mil m2, 210 leitos de internação e 20 leitos da casa da gestante. A expectativa é de que, quando efetivada, a população do Bico do Papagaio receba uma das principais unidades hospitalares especializadas na assistência ao público feminino e neonatal do norte do País.