A Inteligência Artificial já é uma realidade presente em muitas empresas do Brasil e no mundo. Ela tem sido uma aliada importante no dia a dia, sobretudo em decisões estratégicas. Como vivemos em um mundo dinâmico, onde tudo muda rapidamente, é preciso investir em ferramentas certas para potencializar resultados. Segundo uma pesquisa recente da empresa global IBM, pouco mais da metade (51%) dos Diretores de Dados brasileiros afirmam que estão ganhando mais agilidade e tomando melhores decisões ao aplicar Inteligência Artificial (IA) e dados.
No mercado, há por exemplo, soluções que mostram análises e nos trazem diagnósticos valiosos em tempo real. O que antes era realizado de forma manual e com tarefas repetitivas, a IA consegue gerir grandes quantidades de dados de maneira rápida e eficiente, ajudando as companhias a otimizar processos. Além disso, conforme utilizamos essa tecnologia, os algoritmos aprendem padrões e permitem previsões mais precisas, baseadas em históricos e informações disponíveis para análise de resultados, reduzindo custos e tempo gasto com fechamento de relatórios.
Com mais tempo para focar em tarefas menos burocráticas, as empresas ganham espaço para investir em inovação e criatividade para os seus públicos, tornando-se mais competitivas e relevantes no mercado. Para isso, é também necessário trazer profissionais qualificados com diversas expertises e que tenham insights para fazer a diferença.
Um estudo recente da Deloitte, comprova que a IA tende a crescer nos próximos anos: 7 em cada 10, ou seja, 70% das empresas investirão em inteligência artificial em 2023. A meu ver, apostar em IA é um caminho sem volta, porque ela nos traz infinitas possibilidades de dados, análises e ferramentas, além de ser uma grande aliada em decisões estratégicas que precisam ser tomadas de maneira mais ágil no mundo volátil e competitivo que vivemos. Porém, por mais que as tecnologias evoluam, a busca pelo conhecimento, o olhar crítico e humano vai prevalecer importante ao longo dos anos.
De fato, as ferramentas tecnológicas nos ajudam muito no dia a dia, otimizando tempo e despesas, no entanto, à medida em que temos esses avanços, os instrumentos de trabalho vão exigir cada vez mais dos nossos hardskills e softskills. As habilidades técnicas, no caso, os conhecimentos que adquirimos ao longo da carreira, são importantes para ganharmos autonomia e fluidez nas tarefas, já as comportamentais são fundamentais para não deixarmos de lado a humanização, principalmente quando vamos tomar decisões que impactam pessoas e sociedade.
*Leandro Alvarenga é CEO da Enterprise Tech Flashvolve, uma startup que tem como objetivo potencializar o engajamento entre as empresas e seus colaboradores, clientes ou parceiros por meio de experiências personalizadas com Inteligência Artificial e Criativa entregues pelos principais meios de comunicação, como WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram. A tecnologia da Flashvolve permite que as empresas deem autonomia para que os próprios colaboradores, clientes ou parceiros criem experiências desejadas, em menos de 60 segundos, proporcionando uma economia de 95% de tempo e mais de 70% de redução de custo usando dados, inteligência artificial e criativa através de áudios, vídeos, imagens e ou textos. Em seu portfólio constam clientes como Santander, DASA, Safra, Libbs, Hypera Farma, Vale, Porto Seguro, Magalu e outros.