Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Rogério Freitas não poupou críticas à gestão da prefeita Cinthia Ribeiro na sessão da última quinta-feira, 3 de agosto, na Câmara de Palmas. Suas colocações foram mais direcionadas ao transporte escolar, à entrega de kits escolares e na compra de livros didáticos.

Durante seu pronunciamento, Freitas chamou a atenção para as ações recentes da Polícia Federal em diversos municípios do Tocantins relacionadas ao transporte escolar. Segundo ele, a cidade de Palmas pode ser o próximo alvo de uma operação da Polícia Federal, dadas as questões levantadas em sua própria investigação e encaminhadas aos órgãos de controle como o Ministério Público Estadual.

"Os problemas com os kits escolares, que segundo minhas investigações, não foram entregues como deveriam, já são objeto de inquérito no Ministério Público Estadual do Estado do Tocantins, com recursos federais", disse o vereador, enfatizando a gravidade da situação.

Freitas mencionou a denúncia feita sobre a compra de livros didáticos que, de acordo com o vereador, não foram entregues, e expressou preocupação com o transporte público escolar, que, segundo o parlamentar, foi mal administrado. 

Rogério Freitas ainda criticou contratação que, segundo ele, foi realizada às pressas, de empresa sem competência técnica para a execução do serviços de transporte escolar. O vereador diz aguardar medidas da PF e outros órgãos de controle. 

O vereador também destacou gastos excessivos com o transporte escolar, alegando que o município pagou mais de 70% a mais do valor praticado no ano anterior. "Estamos pagando pelo transporte escolar sábado, domingo, feriado, o mês de julho todo. A bagatela de 20 milhões de reais, 70% a mais do valor praticado no ano passado", disse. 

Rogério Freitas concluiu suas críticas reiterando o papel do Conselho Municipal de Educação na administração dos recursos do Fundeb, destacando a necessidade de investir adequadamente na educação. O vereador reforçou a necessidade de uma maior fiscalização e controle sobre o uso dos recursos. "A educação em Palmas é resultado de um esforço conjunto e não obra única da atual prefeita", disse, reafirmando seu compromisso com a educação e o bem-estar dos munícipes de Palmas e prometendo continuar a acompanhar ativamente, com a confiança de que a Polícia Federal irá intervir se necessário.