Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Araguaína, avança com as obras de expansão de cobertura de esgoto na cidade. Como parte das obras, foi concluída a etapa de construção da tubulação denominada linha de recalque, que conduzirá todo o volume gerado no município para a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Lontra.

Com diâmetro de 700 milímetros e extensão de 6.700 metros, a nova rede interligará a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) final, localizada no setor Nova Araguaína, à ETE Lontra localizada na zona rural, próximo ao povoado Barra da Grota. Além de toda a extensão linear, a tubulação possui travessias sobre o Córrego Pontes e sob a BR 153 - executada por método não destrutivo, evitando interdição da rodovia e grandes escavações - antes de alcançar a nova ETE.

Sérgio Zau, engenheiro responsável pela obra, diz que todo material e metodologia empregados na obra garantem a qualidade na prestação de serviços, sendo aplicadas o que de há de melhor no mercado.

Segundo Alem Felipe, gerente de operações em Araguaína, a conclusão desta etapa reforça o compromisso da companhia em levar o saneamento para muito além do básico, sendo essa uma etapa crucial para a universalização da cobertura do serviço na cidade.

A atividade em questão é mais uma etapa das várias frentes de trabalho que estão acontecendo simultaneamente, gerando um total de 350 empregos. A nova estação receberá o esgoto doméstico da área urbana de Araguaína, com capacidade de tratamento de 395 litros por segundo, atendendo mais de 190 mil pessoas.