A Sepot está organizando uma programação especial para os dias 16 e 17 de agosto, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. No dia 16, quarta-feira, no período da manhã, está programada uma reunião de alinhamento entre gestores indígenas de instituições públicas das esferas federal e estadual; e, à tarde, o encontro será com prefeitos de municípios que abrangem territórios indígenas e vereadores indígenas. No dia 17, quinta-feira, no período da manhã, a Sepot se reunirá com lideranças indígenas; e, à tarde, elas serão recebidas pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
“Pela primeira vez, um governador do Tocantins receberá representantes dos povos indígenas do estado. Será um marco histórico de um novo momento. Nós, da Sepot, apresentaremos para os líderes os trabalhos iniciais de implementação da Secretaria, articulações, projetos e, principalmente, agenda de visitas a todos os povos indígenas do estado do Tocantins”, anunciou a secretária Narubia Werreria.
Criada em janeiro de 2023, a Sepot busca fomentar, coordenar e executar políticas públicas de inclusão e valorização dos povos originários e tradicionais do Tocantins. “Temos o compromisso de fazer uma gestão compartilhada e participativa com líderes, comunidades e organizações indígenas. Afinal, essa é uma reivindicação histórica do movimento indígena e sabemos da responsabilidade que é representar todos os povos indígenas do Tocantins”, expressou a gestora.