Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Daniel Machado

Foto: Daniel Machado

O secretário municipal da Fazenda, Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína, Fabiano Souza, apresentou nessa quarta-feira, 9, na Arena do Conhecimento da Expompep (Exposição de MEI, Micros e Pequenas Empresas de Paraíso) sobre a linha de trabalho da Prefeitura de Araguaína nos últimos anos e como todas as ações em prol da inovação devem funcionar.

“A base da economia forte são os empresários e o cidadão comum, consumindo e usando os serviços no dia a dia. O Estado, e quando falo Estado, digo todo o poder público, nas suas três esferas, não vende nada, não produz e não gera riqueza. Quem produz é o empresário e a população, que faz a roda girar. O nosso papel é facilitar a vida do cidadão, das empresas e criar o ambiente para atrair os investimentos”, disse o secretário, Fabiano Souza.

O trabalho de Araguaína com investimentos em tecnologia e inovação nos serviços públicos para melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população segue sendo referência no Estado e no país e, por isso, o secretário foi convidado para ministrar a primeira palestra do espaço na feira.

Foco no cidadão e nos investimentos

Ainda durante sua fala, Fabiano reforçou parte do conteúdo já detalhado no evento nacional Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae, em Brasília, na semana passada. Ele destacou a orientação do prefeito Wagner Rodrigues de sempre fazer o máximo para facilitar a vida do cidadão e de quem quer investir em Araguaína.

O secretário também destacou que algumas das ideias aplicadas por Araguaína podem ser colocadas em prática em Paraíso, como a parceria com o Governo Federal por meio da empresa pública Serpro (Serviço de Processamento de Dados) e a interligação dos sistemas públicos municipais com a plataforma GOV.BR.

“Com certeza, muito do que o secretário Fabiano mostrou aqui nós vamos trabalhar para colocar em Paraíso. Já estamos atuando nessa linha, criamos o Inova Paraíso para ir em busca da inovação na cidade. O nosso intercâmbio com Araguaína é muito importante e, com as nossas cidades como polos regionais no Norte e no Vale do Araguaia, podemos trabalhar para fomentar a economia e cada vez mais melhorar a vida do nosso povo”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio de Paraíso, Roberto Bandeira.

Emprego e renda

Conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apresentados pelo secretário Fabiano, o total de admissões em empregos formais em Araguaína, em 2016, foi de cerca de 10 mil. O número chegou a quase 18 mil em 2022. “Tudo que estamos fazendo tem esse objetivo”, explicou, ao destacar que as medidas de eficiência facilitando a abertura de empresas, diminuindo a burocracia, interligando todas as bases de dados e ajudando a informação a chegar nas pessoas cria um círculo virtuoso que gera emprego e renda.

De acordo com a Base Nacional de Dados do CNPJ, o número de empresas abertas em Araguaína também cresceu, chegando a 3.319 em 2022, contra 2.166 de 2018.

Entre as medidas que possibilitaram que Araguaína alcançasse os bons índices, estão a implantação pioneira da Lei da Liberdade Econômica; regulamentação e uso do Marco Legal das Startups; digitalização do governo; criação de atendente virtual ChatGPT voltado para serviços públicos; redução de tributos com simplificação; instalação de 5G no município; uso do CPSI (Contrato Público de Solução Inovadora), além de várias outras ações em prol da modernização.

“Queremos agradecer ao secretário Fabiano pela presença. Para nós, é uma honra enorme compartilhar conhecimento dele com os micros e pequenos empresários de Paraíso e com os gestores da cidade”, destacou a gerente regional do Sebrae no Vale do Araguaia, Renata Moura.