Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Primeiro longa-metragem do Tocantins a participar do Festival de Cinema de Gramado e único dirigido por uma mulher a entrar na competição deste ano, “O Barulho da Noite”, de Eva Pereira, é protagonizado por Emanuelle Araujo e Marcos Palmeira, e estreia nesta terça, 15 de agosto, às 17h30 na competição do festival. Estarão presentes, além da diretora e roteirista, Eva Pereira, os atores Emanuelle Araujo, Patrick Sampaio, Mercês Campelo, Wertemberg Nunes, Alícia Santana, Anna Alice Dias, o montador André Sampaio, Bernardo Gebara, responsável pelo desenho, edição e mixagem de som, o produtor Marcio Mazaron, a coprodutora Vania Catani, além de Juliana Lira, da distribuidora Lira Filmes.

Ambientada em um lugar remoto, no sertão, a história se apresenta a partir da relação delicada das irmãs Maria Luiza (7) e Ritinha (5), interpretadas por Alícia Santana e Anna Alice Dias, com Agenor (Marcos Palmeira), seu dedicado e afetuoso pai. Castigada pelas lembranças e traumas da infância e sobrecarregada com as tarefas que lhe cabem, Sônia (Emanuelle Araujo) vive à flor da pele. A fragilidade daquela estrutura familiar é profundamente abalada com a chegada de Athayde (Patrick Sampaio), suposto sobrinho de Agenor que vem para ajudar na lavoura.  

Agricultor e folião do Divino Espírito Santo, Agenor parte em viagem para cumprir seus deveres religiosos na Festa do Divino, deixando sua mulher e filhas aos cuidados do intruso. Ao tratar de temas delicados e retratar o cotidiano rural do Brasil profundo, "O Barulho da Noite" revela uma história dramática contada por não ditos, pelo olhar da menina que se cala e se encolhe pela dor silenciada e pelo pedido mudo de socorro, nunca atendido. O elenco conta também com Tonico Pereira no papel do caixeiro-viajante Chico Mascate.

"Apesar de se tratar de um drama, o filme não envereda pelos excessos melodramáticos. Mas sim pelos sentimentos represados no olhar, pela força do que fica preso na garganta e salta aos olhos. A luz de lamparina e os sons noturnos marcam todas as nuances, já que os pontos de viradas se concentram à noite", diz a diretora Eva Pereira, que faz sua estreia na direção de um longa de ficção.

"O Barulho da Noite" concorre na competição principal do 51º Festival de Cinema de Gramado, que acontece até 19 de agosto, na Serra Gaúcha. A direção de fotografia é assinada por Fabrício Tadeu (“Alemão 2”, “Aquarius”) e a produção é da MZN Filmes, de Márcio e Diego Mazaron, e Cunhã Porã Filmes, em coprodução com a Bananeira Filmes, de Vânia Catani, e com o Canal Brasil. A distribuição é da Lira Filmes e o lançamento nos cinemas está previsto para 2024.