Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de Lizarda

Foto: Divulgação/Prefeitura de Lizarda

Na última quinta-feira, 9, foi realizado em Lizarda, a ação Agosto Dourado, em incentivo à amamentação, com a presença das gestantes e mães que amamentam. A Secretaria Municipal de Saúde de Lizarda aderiu à campanha há alguns anos e mais uma vez esse ano foi realizado o Agosto Dourado. 

A ação contou com uma palestra na UBS Mãe Cesarina sobre a amamentação com a fisioterapeuta Cristiane Moreira, apresentação de vídeos sobre complicações na amamentação, demonstração de extração de leite materno e armazenamento e explicação sobre aleitamento na volta ao trabalho.

O Agosto Dourado tem como objetivo incentivar o aleitamento materno exclusivo até o 6° mês de vida do bebê e que deve ser mantido até 2 anos de vida. Amamentar é uma questão de saúde pública. 

Outras ações da Saúde 

Segundo o secretário de saúde do município, Thiago Maurício, nesse 2º semestre, será iniciado a confecção de próteses dentárias total e parcial, dependendo da necessidade do paciente. Esse trabalho vai ser feito em parceria com o fundo municipal de saúde e com o Ministério da Saúde, através do programa Brasil Sorridente.

A saúde também irá intensificar ações na zona rural. Segundo o secretário, a gestão dispõe de duas equipes, urbana e zona rural. "As duas equipes estão com médicos, então a gente tem essa condição de estar atendendo na zona rural e dar essa condição melhor pro atendimento lá na ponta", disse o secretário. 

De acordo com Thiago Maurício, irão retomar os testes de leishmaniose em cães que já algum tempo não estava sendo feito. "Já contratamos o médico veterinário que vai ficar responsável por todo esse processo. Faremos em média 20 coletas no mês, ou dependendo da necessidade podemos até aumentar esse número", finalizou o Thiago.