Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Secretaria da Saúde de Araguaína, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, inicia nessa quarta-feira, 16, a primeira etapa de vacinação antirrábica em cães e gatos. Conforme planejado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a meta é vacinar 29 mil animais nas zonas urbana e rural até o final do mês de setembro. A campanha estadual tem previsão para começar oficialmente dia 18 de setembro, seguindo até 27 de outubro, mas a Prefeitura antecipou as ações já com 15 mil doses para a imunização.

Como nos anos anteriores, os Agentes de Combate a Endemias vão começar a vacinar os animais nos setores mais afastados do centro, de casa a casa, das 8 às 13 horas. Os primeiros bairros beneficiados serão o Monte Sinai, Costa Esmeralda e Céu Azul. Na sequência serão atendidos os setores Parque Bom Viver, Maracanã, Parque do Lago, Lago Sul 1, 3 e 4, Bairro de Fátima, Xixebal, Povoado Pontes e o Novo Horizonte.

“Cães e gatos acima de três meses de vida podem ser imunizados, inclusive fêmeas que estejam prenhas ou amamentando. Pedimos a colaboração dos moradores para receber os agentes do CCZ, que estarão devidamente uniformizados, para que a vacina seja aplicada", orienta a médica veterinária, Luciana Coelho Gomes.

Sobre a raiva

A raiva é uma zoonose neurológica que não tem cura e tem letalidade de 100% em animais e humanos. A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas, podendo ser transmitida também pela arranhadura e lambedura desses animais. Quando contraído, o vírus atinge o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite, uma inflamação no cérebro.

Há mais de 18 anos, Araguaína não registra casos em humanos e em animais, e a campanha de vacinação realizada pelo CCZ faz parte das estratégias para a vigilância da doença. “Manter o pet vacinado contra a raiva é o meio mais eficaz de garantir a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos", explica Luciana.

Locais para atendimento

Além da imunização nos bairros, o CCZ também está atendendo a população de segunda à sexta-feira com dois postos fixos na cidade. Um dele é na sede do órgão, localizada na Avenida Verdes Mares, 21, no Parque dos Sonhos, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

O outro ponto fica no Centro de Castração Municipal, na Avenida Santa Terezinha, 506, no Setor Santa Terezinha, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.