Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Brasil-Mundo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, prestou esclarecimentos na tarde desta terça-feira, 15, sobre o interrompimento de energia na manhã de hoje em diversos estados brasileiros. Segundo ele, exatamente às 14h49min 100% do sistema de energia elétrica foi restabelecido. 

Por se tratar de um setor extremamente sensível, o ministro disse estar oficiando o Ministério da Justiça para que seja encaminhado à Polícia Federal pedido de instauração de inquérito policial para apuração com detalhes do que possa ter ocorrido, para além de diagnosticar apenas localizações. "Vamos encaminhar tanto à Polícia Federal, quanto a Abin, a instauração de procedimentos para apurar eventuais dolos nesse ocorrido de hoje", comunicou. 

Na visão do ministro, uma das necessidades de apuração é o fato do sinistro ter ocorrido pela manhã e da forma como aconteceu. De acordo com Alexandre, 8h29 da manhã, horário do início do apagão, não é considerado crítico pelo sistema de energia. "Esse evento ter acontecido nesse horário da manhã, da forma como aconteceu, nos incita a estarmos, pormenorizadamente, pedindo que outros ministérios, mais especializados na apuração de eventuais práticas que não coadunam com o que é importante para o setor, participem conosco da apuração", reforçou. 

Com base em constatação técnica, o ministro disse que um dos fatos determinantes para o apagão, detectado pela ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), ocorreu no norte do Nordeste, no Ceará. "O outro não se sabe precisamente se foi no Xingu", disse. 

Segundo o ministro, os reservatórios estão cheios e, portanto, o incidente desta terça nada tem a ver com o planejamento do sistema e a geração de energia nacional. Poucos minutos após a queda, segundo o ministro Alexandre, por meio de Comitê de Gestão de Crise criado no início do ano, instalou-se sala de situação com diversos representantes para a tomada de providências até a normalidade. 

Algo raro aconteceu, segundo ele. "Para acontecer um evento dessa magnitude temos que ter tido dois eventos concomitantes em linhas de trasnmissão de alta capacidade. É extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje", disse. 

A primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, ligou a privatização da Eletrobras ao apagão. Questionado sobre a possibilidade da relação ou da renúncia do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, realizada nessa segunda-feira, 14, o ministro Alexandre Silveira disse que a privatização fez mal ao sistema, mas afirmou ver apenas como uma maniestação natural de Janja, em virtude de todo um processo de perdas aos brasileiros. "A privatização tirou a possibilidade de termos um sistema mais harmônico do sistema elétrico nacional", frisou.  Sobre a renúncia, por sua vez, o ministro disse que veio para reafirmar críticas à condução do conselho da Eletrobras depois de privatizada e reafirmar que foi uma perda para o Brasil.

Confira aqui a entrevista coletiva em que o ministro fala sobre o apagão.