Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

Foto: Keven Lopes/Adapec-TO

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), segue ativamente o planejamento de ações para fortalecer a vigilância e prevenção contra a febre aftosa, e promover reuniões periódicas é uma delas. Nesta quarta-feira, 16, representantes da Equipe Gestora Estadual, responsável por colaborar com as atividades estabelecidas no Plano Estadual de Vigilância para Febre Aftosa, estiveram reunidos na sede da Agência, em Palmas.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, enfatizou que as medidas sanitárias propostas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foram cumpridas pelo Estado e culminaram na suspensão da vacinação contra a enfermidade. “A nossa responsabilidade aumenta, pois a vigilância deve ser redobrada por todos. Temos ótimos parceiros na Equipe Gestora para colaborar com a conscientização dos produtores rurais, inclusive sobre a importância da vacinação do rebanho contra outras doenças, a exemplo da raiva e brucelose”, avaliou.

Entre os principais temas debatidos estavam: importância da vigilância para prevenção da doença; efetivação do Plano Estadual de Comunicação, que já está em andamento; realização de fórum para debates e esclarecimentos sobre diversos temas ligados a área; balanço da Campanha de Informações Pecuárias que atingiu 92,90% do rebanho, entre outros.

O Tocantins conta com 11,5 milhões de bovinos e bubalinos, faz parte do Bloco IV e suspendeu a vacinação, a partir de 2023, juntamente com os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e o Distrito Federal. O próximo avanço é tornar-se livre da febre aftosa sem vacinação nacional e internacional.

Participantes

A reunião contou com representantes, além da Adapec, da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO) Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Sistema FAET/SENAR, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro).