Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Ruraltins

Foto: Divulgação Ruraltins

Em Babaçulândia, ocorreu nesta quinta-feira,17, um dia de campo de piscicultura, na Fazenda Bela Vista, localizada no município de Babaçulândia.

O evento é iniciativa do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). Foram  apresentadas três estações com temas relevantes para o desenvolvimento da piscicultura no Tocantins.

O dia de campo reuniu mais de noventa pessoas entre técnicos e produtores da região. Com um enfoque na piscicultura, o "Dia de Campo de Piscicultura" reuniu profissionais e produtores para compartilhar conhecimento e discutir práticas inovadoras.

Na primeira estação, o engenheiro de pesca Andrey Costa ressaltou a importância de um manejo eficaz nos viveiros antes do recebimento dos alevinos. "O sucesso inicial da piscicultura depende da criação de um ambiente propício para o desenvolvimento dos peixes. Isso inclui o monitoramento dos níveis de oxigênio, pH e temperatura da água, bem como a preparação da alimentação que será oferecida aos alevinos”, explicou. 

Diego Barrios, especialista em piscicultura, conduziu a segunda estação, onde enfatizou a preparação adequada dos tanques e compartilhou que: "Antes de receber os alevinos, é essencial garantir que os tanques estejam limpos e devidamente condicionados. Isso reduzirá o estresse nos peixes jovens e aumentará suas chances de sobrevivência", frisou o Diego.

Na terceira estação, Alberto Damasceno, especialista em manejo alimentar, destacou a importância da nutrição adequada para o crescimento saudável dos peixes. "A escolha dos alimentos certos e a determinação da quantidade correta são fatores cruciais. Além disso, observar os hábitos alimentares dos peixes auxilia no ajuste da dieta para maximizar seu crescimento".

Ao final das apresentações, Francisco do Jaime, proprietário da piscicultura, compartilhou suas perspectivas. "As informações que recebemos aqui são muito importante pra nós e irão contribuir para melhorar nossas práticas e os resultados. Estou empolgado com a aplicação desses conhecimentos aqui na Fazenda Bela Vista". 

O "Dia de Campo de Piscicultura" na Fazenda Bela Vista representou uma oportunidade única para aqueles envolvidos na piscicultura aprofundarem seus conhecimentos, compartilharem experiências e estabelecerem conexões valiosas. O evento destacou a importância do manejo nos viveiros, da preparação dos tanques e do manejo alimentar como elementos essenciais para o sucesso da produção de peixes. Com a partilha de conhecimento desses especialistas, a piscicultura na região - de acordo com o Ruraltins, certamente está no caminho para prosperar e contribuir de maneira significativa para a economia local.

(Foto: Divulgação Ruraltins)