Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Cristiano Viana

Foto: Cristiano Viana

Na Trilha da Piscicultura esteve no município de Muricilândia na sexta-feira, 18. A ação da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea) e de instituições parcerias foi realizada com o apoio da prefeitura, que promoveram juntas o 1º Seminário Regional de Piscicultura, no parque de exposição agropecuária (Expomurici). Pequenos produtores tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a criação de peixes e também qual o papel de cada órgão público na organização da cadeia produtiva do setor. 

A Prefeitura de Muricilândia tem demonstrado interesse em aumentar a produção de peixes no município e, por isso, buscou o apoio do Governo do Tocantins para atuar junto aos piscicultores familiares e esclarecer sobre técnicas de produção, licenciamentos ambientais, financiamentos de projetos de piscicultura e outras informações necessárias para iniciar ou ampliar a atividade.  

O prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges, afirmou que o Seminário foi importante para demonstrar a potencialidade dos produtores regionais e agregar às ideias dos técnicos das instituições. “Temos a intenção de trabalhar com o associativismo para unir as pessoas e fazer projetos-piloto. Em seguida, queremos estender para outros empreendimentos”, afirmou o gestor.   

A região norte está entre as maiores produtoras de peixes do Tocantins e reúne condições propícias para aumentar ainda mais esta produção. Além dos municípios que têm a área estruturada, gestores municipais e piscicultores familiares da região estão determinados a aproveitar o bom momento que a atividade atravessa para alavancar os seus negócios.

É o caso do produtor Éder Jofre Sales Carvalho, da cidade de Santa Fé do Araguaia, localizada a 73 km de Araguaína. Ele participou das palestras e das visitas técnicas que ocorreram em propriedades que atuam com a produção em tanques escavados na região rural de Muricilândia. 

“Eu percebi que a piscicultura está se desenvolvendo aqui no Estado, achei o negócio bom e comecei a fazer cursos. Eu já tenho três tanques suspensos e estou preparando mais cinco para a criação de tilápia, tambaqui e tambatinga”, disse o produtor, acrescentando que o Seminário serviu para esclarecer suas dúvidas e que se sente ainda mais motivado para trabalhar.

A secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, destacou que o Governo do Tocantins está atuando para articular e estruturar os elos da cadeia produtiva. “Visitamos alguns projetos que estão implantados em Muricilândia, sendo que um deles já possui licença ambiental e outro está em processo de licenciamento. Vejo o grande interesse que essas pessoas têm em desenvolver a piscicultura de forma tecnificada e com segurança jurídica. Isso mostra que estamos na trilha certa”, frisou a secretária.

Participaram da ação em Muricilâdia a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Agência de Fomento do Estado do Tocantins.