Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sine Tocantins conta com 11 unidades no Estado

O Sine Tocantins conta com 11 unidades no Estado Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza O Sine Tocantins conta com 11 unidades no Estado O Sine Tocantins conta com 11 unidades no Estado

O Governo do Tocantins realiza por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Sistema Nacional de Empregos (Sine) ações de apoio tanto a trabalhadores quanto a empresários no intuito de diminuir as distâncias entre eles e promover o fortalecimento do mercado de trabalho no Estado. Entre os serviços oferecidos estão, intermediação de mão de obra, qualificação profissional, orientações sobre carteira de trabalho e seguro desemprego.

De janeiro a julho de 2023 o Sine Tocantins realizou 56.710 atendimentos, sendo 13.486 encaminhamentos de trabalhadores ao mercado de trabalho e 5.480 captações e oferta de vagas à população.

No campo das capacitações foram realizados no mesmo período 33 cursos nas áreas de vendas, atendimento, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros, que formaram 1.669 trabalhadores.

Segundo o secretário da Setas, Jonis Calaça, o Governo do Estado tem realizado um conjunto de ações econômicas e de infra estrutura responsáveis pela geração de empregos no Tocantins e o resultado desses esforços podem ser percebidos nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que registrou um saldo acumulado de janeiro a junho de 8.424 novos empregos formais criados no Tocantins. Mas, para o secretário, além de gerar empregos é necessário capacitar os trabalhadores e minimizar as dificuldades que os dois lados encontram nas contratações. Sobre esse apoio, Calaça explica: “Nosso papel enquanto Sine é facilitar o processo tanto para trabalhadores quanto empregadores. A capacitação, intermediação e informação quanto aos direitos dos trabalhadores são fundamentais para garantir um mercado de trabalho forte em nosso Estado”, aposta o gestor.

A analista administrativa de uma empresa em Palmas, Regina Barbosa de Souza, agradeceu o apoio que recebeu recentemente da equipe do Sine para contratação de um trabalhador com deficiência para preencher a cota exigida por lei para empresas com mais de 100 funcionários. “O serviço do Sine foi de grande ajuda para nós porque já estávamos a um tempo procurando sem sucesso e com a ajuda deles foi bem rápido conseguir”. Aponta a analista

O Sine oferece serviços contínuos em suas nove unidades distribuídas nos municípios de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso, Porto Nacional, Palmas (Centro e Taquaralto), além dos postos estendidos em Colinas e Almas.

Todas as informações referentes a contatos, serviços disponíveis, painel de vagas, entre outros podem ser acessados via portal da Setas www.to.gov.br/setas.