Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação SES-TO

Foto: Divulgação SES-TO

O Governo do Tocantins realizou, na última semana (14 a 20 de agosto), 211 cirurgias eletivas, nas unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Em todo o 2023, a gestão estadual já tirou 10.411 pessoas da fila da Central Estadual de Regulação (CER). Os procedimentos ocorrem por meio Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins; na rotina hospitalar; por meio de convênios com municípios e em hospitais contratualizados.

A paciente Marinalva Fernandes fez uma cirurgia de gastroplastia no Hospital Geral de Palmas (HGP) e avaliou o atendimento. “Agradeço toda a equipe de saúde, o médico, fisioterapeuta, os enfermeiros e a Secretaria de Saúde. Tem três anos que eu aguardava o procedimento e o atendimento foi ótimo, a assistência pós-operatória também”.

“Estava há dois anos esperando por um procedimento cirúrgico, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consegui realizar no sábado, 19. Venho agradecer a toda equipe, desde o porteiro, até a higienização do Hospital, que tratou a mim e as demais pacientes, como rainhas. Sou técnica de enfermagem e vi que a acolhida foi além dos procedimentos e dos processos de rotina. Fomos tratadas com amor e isso marcou minha vida. A direção do hospital está de parabéns pela forma como a unidade funciona e toda equipe médica e de enfermagem são de excelência no que fazem. Obrigada a todos e peço que Deus os abençoe grandemente e que continuem fazendo a diferença na vida de quem precisa de atendimento no SUS”, afirmou a paciente Maria Zuleide, operada no Hospital Regional de Miracema.

A diretora geral do Hospital Regional de Pedro Afonso, Mauricélia Ramos, afirmou “a agilidade na realização das cirurgias e nos atendimentos é o nosso foco. Estamos com as filas zeradas, os pacientes vem fazer a consulta com todos os exames prontos, já saem com a cirurgia marcada. A expectativa é de cada dia melhorar nosso atendimento para não criar fila de espera”.

Procedimentos

Contribuindo para a saúde e bem-estar dos tocantinenses desde outubro de 2021 até agora foram realizadas 22.291 cirurgias eletivas, pelo SUS, no Estado.

Os Hospitais estaduais que fizeram mutirões de cirurgias eletivas nesta última de agosto semana foram: o Hospital Geral de Palmas (44); Hospital Regional de Miracema (26); Hospital Regional de Guaraí (18); Hospital Regional de Paraíso (15); Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema (25); Hospital Regional de Pedro Afonso (08); Hospital Regional de Alvorada (04); Hospital Regional de Augustinópolis (21); Hospital Regional de Porto Nacional (15); e Hospital Regional de Araguaína (35).