Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Sepea

Foto: Divulgação Sepea

Palmas foi escolhida para sediar o 1º Encontro Nacional Sobre Pegada de Carbono na Aquicultura, entre os dias 4 e 6 de setembro. O evento é uma realização do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com apoio e organização da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), Embrapa, Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os sistemas de produção de baixo carbono aplicados à aquicultura estarão no centro das discussões durante os três dias.

O objetivo principal do Encontro é melhorar a compreensão sobre emissão e sequestro de carbono provenientes da aquicultura e, assim, estimular e apoiar pesquisas para o aprimoramento de tecnologias com foco na sustentabilidade e nas mudanças do clima. Além disso, pretende-se aproximar as agendas dos governos estadual e federal para fortalecer as ações de desenvolvimento da aquicultura sustentável.

O evento é voltado para produtores, pesquisadores, técnicos extensionistas, empresários do setor, gestores públicos e privados de todo o território nacional. A abertura oficial ocorrerá no dia 4, às 14h, no auditório do Palácio Araguaia, onde será ministrada a palestra Navegando pelo Futuro: A Interação entre Mudanças Climáticas, Aquicultura e Bioeconomia, pelo professor Dr. Felipe Matias (CE). Na ocasião, também ocorrerá o lançamento da XX Semana do Pescado, com a participação de autoridades políticas e integrantes da cadeia produtiva da pesca e aquicultura.

Nos dias seguintes, as atividades acontecerão na Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas, das 9h às 18h. Estudiosos e técnicos especializados de várias regiões do Brasil farão apresentações de pesquisas científicas e discutirão sobre como os produtores aquícolas podem desenvolver sistemas de baixo carbono e como transferir tecnologias que gerem maior eficiência e sustentabilidade no campo.