Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação CuidaDores, organização que promove ações para pacientes em tratamento oncológico do Hospital Geral de Palmas (HGP), foi selecionada para participar do programa de aceleração social Saúde+, realizado pelo Instituto Sabin com a execução da Phomenta.  

A iniciativa tem como objetivo dar suporte a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam na área da saúde e com mulheres em situação de vulnerabilidade social. É um programa de desenvolvimento institucional para que as instituições participantes aprimorem a gestão e alcancem sustentabilidade financeira e, assim, potencializem sua capacidade de gerar impacto social.  

"Ao iniciar a sua jornada no Saúde+, organizações sociais como a CuidaDores passam a se fortalecer institucionalmente, criar networking com OSCs de outros estados e acessar novos programas do ecossistema do Instituto Sabin, como o Cuidando da Comunidade, o Ciclo de Cuidado e o Cidadão de Dados, que vamos lançar em breve", avalia o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso. 

Em visita à associação local, a gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, conta que este primeiro momento foi revigorante. “Tivemos o privilégio de ouvir a história da organização, de como tudo começou e relatos emocionantes de alguns pacientes alcançados pela instituição. Saímos de lá com o coração alegre de ver o cuidado, carinho e foco que a CuidaDores possui com cada pessoa que ali passa. É um trabalho que faz total diferença na sociedade. Com certeza, o programa Saúde+ vai contribuir para melhorar ainda mais o trabalho deles”, destaca.  

A assistente social da associação, Mariely Queiroz, frisa que a participação no Saúde+ tem sido muito produtiva para os voluntários.  “Com o decorrer dos módulos percebemos que é como se antes estivéssemos em um casulo e, agora, estamos nos redescobrindo, renascendo, tendo a oportunidade de construir ideias, sonhos, enfim, uma nova cara para a associação e seu crescimento”, afirma.  

De acordo com a voluntária Osmara Ferreira, a equipe da CuidaDores está aproveitando ao máximo a oportunidade, que, além do grande compartilhamento de conhecimento teórico, está proporcionando troca de experiências entre participantes, aumentando o networking, tornando a experiência ímpar. 

“Muito além de um projeto visando a prática de ações estratégicas e ferramentas de gestão, tem influenciado de forma progressiva no desempenho de ações e projetos da associação, trazendo ainda mais qualidade para o serviço prestado em prol dos pacientes oncológicos, acompanhantes e familiares. Essa é uma parceria que está dando certo, almejamos a realização de grandes projetos e sucesso”, aponta.  

Os encontros, iniciados em julho e com previsão de término para outubro, estão sendo ministrados por especialistas do terceiro setor, em módulos que abrangem temas cruciais para o dia a dia das organizações, como geração de receita, gestão ágil, voluntariado estratégico e inovação.  

Após a conclusão do curso, os participantes terão acesso à Comunidade de Empreendedores Sociais da Saúde, um espaço onde os empreendedores sociais dessas organizações poderão continuar a compartilhar ideias e melhores práticas para fortalecer suas OSCs e ampliar seu impacto social.  (Com informações Kiw Assessoria)