Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), prorrogou até o dia 4 de setembro as inscrições do processo seletivo para a função pública de diretor de Unidade Escolar da rede estadual de ensino. A inscrição é gratuita para todos os candidatos e é realizada, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.unitins.br/concursos/publico.

Para participar do processo seletivo é necessário ser servidor efetivo integrante do quadro do magistério na Educação Básica, ter sido aprovado no estágio probatório e possuir título de licenciatura plena ou de bacharelado com complementação pedagógica, além de atender aos critérios de competências técnico-profissionais para o exercício da função de diretor.

Também é critério de seleção, conforme Edital Nº 3 de Retificação, ter no mínimo, três anos de experiência comprovada em docência, que não é referente só à regência, está vinculada também ao atendimento pedagógico aos estudantes.

O processo para seleção de diretores das unidades escolares faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). A medida visa a efetivação da gestão democrática das unidades escolares estaduais e atende à Meta 22 do Plano Estadual de Educação (PEE).

Etapas

O processo seletivo para a função de diretores escolares terá as seguintes etapas: I – Avaliação de Competência Técnica (prova objetiva), de caráter eliminatório e classificatório; II – Entrega e Avaliação do Plano de Gestão Escolar, de caráter eliminatório e classificatório; III – Entrega e Avaliação da documentação comprobatória dos títulos, de caráter classificatório; IV – Entrevista dos candidatos, de caráter eliminatório e classificatório.

Os aprovados exercerão o cargo de gestor escolar por até três anos, admitida uma recondução desde que se submeta a novo processo de seleção.

As unidades escolares, regidas por convênios ou outros instrumentos congêneres celebrados com a Seduc, utilizam-se de outros critérios técnicos para a escolha de diretores. Entre essas escolas estão: as comunidades indígenas e quilombolas; as da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO); as Unidades Prisionais e os Centros de Socioeducação e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

As informações sobre o processo de seleção podem ser acessadas no site da Unitins.