Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação TRE/TO

Foto: Divulgação TRE/TO

Agraciado com a Ordem do Mérito de Dom Bosco pela Justiça do Trabalho do Brasil, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, dedicou a homenagem a todos magistrados, servidores e profissionais que atuam no sistema de Justiça. 

"É um orgulho extraordinário estar aqui neste momento como um representante da magistratura do Tocantins. Um Estado que me proporcionou pessoalmente inúmeras conquistas, como uma família amada, amizades maravilhosas e o principal: um trabalho que me proporcionasse condições de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais da comunidade. De resolver conflitos, o cumprimento das leis e promover cidadania", afirmou o desembargador, ao citar as missões e princípios do Judiciário do país.

"Todos nós temos como missão garantir a Justiça e a cidadania, conceitos que se entrelaçam e são primordiais para que os direitos humanos sejam assegurados", complementou, após a cerimônia.

Ele recebeu a honraria no final da tarde dessa quinta-feira, dia 31, em cerimônia promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, em Brasília (DF), cuja jurisdição é o Distrito Federal e o Tocantins.

"Dedico a homenagem a todos aqueles que me deram o privilégio de trabalharmos juntos desde os meus tempos de juiz, depois desembargador, posteriormente presidente do Tribunal de Justiça do Estado e agora à frente do TRE do Tocantins.  Aos colegas juízes, desembargadores, os servidores e todos os profissionais do sistema de Justiça", ressaltou.

A homenagem

O desembargador João Rigo Guimarães foi uma das 60 personalidades que receberam a honraria. Entre elas, outros magistrados, servidores, trabalhadores terceirizados, advogados e instituições.

A desembargadora Ângela Issa Haonat, membro substituta do TRE-TO na classe dos desembargadores, prestigiou o presidente da Corte no evento.  A juíza Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack, também integrante da Corte, acompanhou a cerimônia, ao lado do esposo, Cristian Sendic Sudbrack, secretário-executivo da ARP (Agência de Regulação do Município de Palmas). A juíza membro Silvana Maria Parfieniuk também acompanhou a cerimônia. O magistrado estava acompanhado ainda de sua chefe de gabinete no TJTO, Kênia Cristina de Oliveira.

Justiça e cidadania

O nome do atual presidente do TRE-TO foi apresentado à Corte trabalhista em reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados ao Judiciário. Como os demais homenageados, o seu nome foi aprovado pelo Conselho da Ordem do Mérito Dom Bosco e pelos desembargadores da Justiça do Trabalho, em sessão plenária do regional realizada em 30 de maio e oficializada pela Resolução Administrativa nº 26 /2023. "Ninguém faz nada sozinho. As ações, trabalhos e realizações das quais participei são resultado de várias mãos e esforços conjuntos", afirmou o magistrado, que presidiu o TJTO no biênio 2021/2023.

A honraria

A Ordem do Mérito de Dom Bosco foi instituída em 1991 pela Resolução Administrativa nº 34/1991, quando o Tribunal completou dez anos de instalação. A honraria lembra o sacerdote Dom Bosco, que teria profetizado, em um sonho, a existência da capital federal brasileira, ainda no século 19. A comenda é concedida pelo regional às personalidades escolhidas e compreende cinco graus: Grande-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

A solenidade pública, inclusive, ocorre por volta do dia 31 de agosto, porque foi essa a data que Dom Bosco teve seu sonho profético em relação à Brasília. A última edição foi a de 2019 e reuniu cerca de 400 pessoas. Em 2021, o evento deixou de ser realizado em razão da pandemia de covid-19. Inicialmente, a cerimônia havia sido adiada para fevereiro de 2022, mas as incertezas quanto à segurança epidemiológica fizeram com que a Corte remarcasse para o mês de setembro. (TRE/TO)