A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) iniciou na tarde desta segunda-feira, 4, e segue até quarta-feira, 6, uma oficina para servidores da Agência sobre Boas Práticas em Gestão por Processos na Defesa Agropecuária, com ênfase no aprimoramento da governança e gestão. O evento está sendo realizado no auditório do hospital veterinário Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra).
O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu disse durante a abertura da oficina que o Governo do Tocantins preza pela governança e a qualidade dos serviços públicos prestados à população, e vem fazendo investimentos na qualificação dos servidores, nos recursos tecnológicos e na gestão. Ele ainda agradeceu a parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso (Indea – MT), destacando que o sistema de defesa agropecuária tem avançado, mas que precisa se profissionalizar cada vez mais para prestar serviços de excelência aos cidadãos.
Segundo a Gestora da Qualidade da Adapec, Edilma Parrião, o objetivo desta oficina é capacitar os servidores para que eles conheçam o que é a gestão por processos, e assim melhorar os serviços ofertados pela Adapec para garantir mais qualidade nestes serviços prestados aos usuários.
A oficina está sendo realizada por meio de uma parceria com o Indea – MT que já desenvolve este método de gestão. “Esta parceria nasceu após buscarmos um modelo de gestão na defesa agropecuária, que servisse como parâmetro para o que buscamos em termo de gestão da qualidade na Adapec, e daí encontramos no Indea, uma gestão bem organizada dos seus processos, possibilitando visualizar os dados com clareza, objetividade e qualidade, e propomos esta oficina para conhecermos melhor suas práticas e como podemos utilizar estes recursos aqui no Tocantins", disse Edilma Parrião.
A palestrante do Indea, Isabela Thommen disse que durante os três dias apresentará as boas práticas adotadas pelo Instituto. “Hoje primamos pela entrega do serviço público de qualidade, e para isso precisamos se empoderar de ferramentas de gestão para que possamos trazer eficiência e eficácia na entrega de resultados dos recursos que foram investidos por meio do dinheiro do contribuinte. No Indea trabalhamos como um modelo de gestão de processo e nele conseguimos desempenhar qual é o papel de cada servidor, desde o início até a entrega do resultado, por meio de mapeamento, identificação de gargalos, recursos tecnológicos que precisam evoluir, entre outros e temos alcançados bons resultados", destacou Isabela Thommen.