Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

A primeira noite da 17ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), nessa quarta-feira, 6, foi aprovada pelo público. O show de Almir Sater e de artistas regionais, e também Cozinha Show com os chefs Ruth Almeida e Marilon Azevedo atraíram palmenses e turistas para Taquaruçu. “Estou gostando muito. Tive facilidade para estacionar e chegar até aqui. Já curtia o Almir, é um artista com repertório muito bom. A programação inteira agradou”, disse a pedagoga Tatiana Fernandes.

O cantor e compositor apresentou seu show da turnê do álbum +Ar, cujos protagonistas são os contos sobre a vida do pantaneiro e o violão. “Agradecemos demais o carinho do público, é uma satisfação voltar e ver como essa cidade cresceu e está bem cuidada”, disse o artista. Também passaram pelo palco do festival Léo Pinheiro, Keythe Araújo e DJ Lélis.

A prefeita Cinthia Ribeiro anunciou o show, convidando os presentes e aqueles que assistiram à primeira noite pela internet para usufruírem de todas as atrações do festival e do distrito Taquaruçu pelos próximos quatro dias. “Essa edição do FGT tem tudo para entrar para história com recordes em comidas variadas e saborosas, programação espetacular com chefs renomados e grandes apresentações de cantores regionais e nacionais. Encontrei famílias de Palmas e pessoas que vieram de outros municípios e estados para curtir esse evento que já é tradição na nossa Capital. Convido os palmenses para subirem a serra e aproveitarem tudo”, disse.

A organização do festival é da Agência Municipal de Turismo (Agtur).

 Almir Sater no palco da 17ª edição do FGT. (Foto: Júnior Suzuki)

Gastronomia

O FGT é uma ocasião perfeita para o palmense brincar de crítico gastronômico e fazer muita degustação. São 41 barracas e foodtrucks com pratos e comidinhas salgadas e doces em receitas inéditas. Todas contêm ingredientes regionais nas preparações. "Amei, tinha alguma coisa bem diferente e gostosa. O arroz cremoso é bem peculiar, bem diferente mesmo", disse a professora de arte e tecnologia Welma Rocha, que assistiu com atenção o Cozinha Show, programação em que cozinheiros profissionais regionais e nacionais fazem demonstração de preparos.

O chef Marilon Azevedo, que cozinha em um restaurante de Taquaruçu, usou a cozinha cenográfica para ensinar para a plateia e público da transmissão ao vivo como fazer uma panceta defumada servida à pururuca com geleia de pimenta e farofa de babaçu com defumação sem conservantes.

A chef Ruth Almeida, cuja carreira nacional nasceu a partir de sua cozinha em Palmas, apresentou um prato com memórias afetivas pessoais, chamado “Pai e Mãe”, cujo ingrediente principal é o pirarucu assado na folha de bananeira acompanhado de arroz cremoso de leite de coco. “Fiquei muito feliz que a Agtur me convidou como chef nacional. Minha cozinha é muito sustentável, tento aproveitar ao máximo todo o ingrediente e fazer a comida como um ato de afeto”, disse a chef.

Giro pelo circuito

O circuito gastronômico está cheio de atrações. Além do Cozinha Show, é possível visitar uma mercearia com produtos da terra como queijos artesanais, paçoca de carne, biojoias, artesanato, pães com ingredientes cultivados no próprio distrito como o pão de abóbora vegano. Também há um espaço kids gratuito e interação com os palhaços do Circo Kinkitura, Os Cacos e o Palhaço Batatinha. (Com informações da Secom Palmas)

Chef Ruth Almeida na 17ª edição do FGT. (Foto: Júnior Suzuki)