Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Ademir dos Andes/Energisa-TO

Foto: Ademir dos Andes/Energisa-TO

Nesta terça-feira, dia 12, às 10h, empresas e organizações governamentais interessadas em concorrer na seleção de projetos para o Programa de Eficiência Energética (PEE) podem participar de uma live para conhecer os critérios da chamada pública aberta pelo Grupo Energisa. A transmissão será feita pelo https://encurtador.com.br/gmop2.  

Para este ano, serão aportados mais de R$ 30 milhões em iniciativas das nove distribuidoras do Grupo, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Acre e Rondônia. Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, o Programa de Eficiência Energética está alinhado com os nove compromissos ASG (Ambiental, Social e de Governança) assumidos em 2022 pelo Grupo Energisa e contribui com a ambição da companhia em se tornar Net Zero. 

Para o Tocantins, o valor destinado é de R$ 2,5 milhões. Os recursos do PEE poderão ser direcionados para projetos rurais, de infraestrutura de iluminação pública, organizações sociais, empresas e órgãos públicos. Todos os clientes das áreas de concessão das distribuidoras do Grupo podem participar do edital, que ficará aberto até o dia 6 de novembro.  

“Através do Programa de Eficiência Energética, buscamos promover a transformação do mercado de eficiência energética e, acima de tudo, estimular o desenvolvimento de novas tecnologias. O PEE tem ainda a importante missão de fomentar hábitos de consumo racional da energia elétrica. Dentro do Grupo Energisa, a atuação em tema ASG é parte integrante da estratégia de crescimento, ainda mais em um cenário de mudanças climáticas. Nesse sentido, o programa é mais uma oportunidade de mitigarmos os impactos dos nossos negócios no planeta”, afirma o coordenador de Eficiência Energética, Thiago Oliveira. 

O Programa é realizado pela Energisa e segue as diretrizes definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para se inscrever, confira o edital no endereço: https://www.grupoenergisa.com.br/programa-de-eficiencia-energetica . Os resultados dos selecionados serão divulgados no dia 2 de fevereiro de 2024. 

No Tocantins, o Programa já beneficiou a Universidade Federal do Tocantins, com a modernização da iluminação; o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, com iluminação de LED, instalação de aparelhos de ar-condicionado e um sistema de geração fotovoltaico; o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, com instalação de pontos de luz com tecnologia LED e centrais de ar-condicionado, além da iluminação e painéis fotovoltaicos no Hospital do Amor e da eficientização da iluminação pública de Palmas, Guaraí e Colinas. 

Sobre a Energisa  

Com 118 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Seu portfólio abrange nove distribuidoras de energia elétrica, 12 concessões de transmissão, geração de grande porte renovável, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado, além de uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. Em julho, diversificou seu portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás. Mais recentemente, passou a contar com a Agric em nossa carteira. A empresa, que é de compostagem de resíduos orgânicos industriais para produção de biofertilizante, receberá investimentos para um novo projeto de produção de biogás e biometano.  

Transformando energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país, a Energisa gera mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos. (Energisa/TO)