Durante cinco dias, de 5 a 10 de setembro, os estudantes-atletas tocantinenses, do segundo bloco dos Jogos da Juventude 2023, que está sendo realizado em Ribeirão Preto (SP), das modalidades de voleibol, judô, tênis de mesa e triatlo, disputaram uma colocação de destaque no ranking nacional e melhores índices de desempenho individuais e coletivos. Nesse domingo, 10, ocorreram as últimas disputas do voleibol e o embarque do terceiro e último bloco com destino ao interior paulista.
O terceiro bloco é composto por 66 atletas que vão disputar, até o próximo sábado, 16, as modalidades de basquetebol, handebol, natação, águas abertas e vôlei de praia. Os estudantes foram classificados nas fases dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Para um estudante-atleta participar de uma competição nacional do porte dos Jogos da Juventude, que reúne os melhores atletas da nova geração, é mais do que ganhar medalhas, mesmo sendo o sonho de todos, é vencer os limites e superar os obstáculos.
É o que ressalta o capitão do time masculino de voleibol, Paulo Henrique Zanetti, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas. “É a primeira vez que participo dos Jogos, fiquei chateado por não conseguir subir o nosso time para a segunda divisão, mas fizemos boas partidas. Este é meu último ano de competições, mas outros atletas virão e acredito que o voleibol tocantinense continuará crescendo. Participar de uma competição nacional é uma experiência que vale por toda a vida”.
Resultados
O time de voleibol masculino venceu os dois primeiros jogos contra o Piauí e o Amapá, e foi derrotado pelos times do Acre e Rio Grande do Norte, terminando o torneio em 6º lugar. Já o feminino e o tênis de mesa fizeram ótimas partidas, mas não conseguiram avançar na competição.
O triatlo tocantinense, que estreou na competição, conseguiu o 12º lugar no ranking nacional. No judô masculino, o atleta do Colégio Objetivo de Palmas, Raimundo Araújo de Moura, - 66 Kg, encerrou em 7º lugar, o feminino conseguiu chegar até as oitavas de final, com as atletas Kamila Ibiapina Aquino, - 57 kg, e Ester Eloah Barbosa, - 63 kg. (Secom/TO)