O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, informou através de suas redes sociais, nesse domingo, 11, ter tido sua conta do Instagram invadida por perfis falsos. Segundo ele, maldosamente foram inseridos mais de quatro mil seguidores falsos em sua rede social, com o intuito de atingi-lo.
Em mensagem, o governador dá a entender que sabe de onde partiu a iniciativa, diz estar tomando providências jurídicas e que pede a Deus misericórdia aos "malvados". "Tive minha conta no Instagram, importante ferramenta de divulgação do meu trabalho, invadida por perfis falsos. Diante dos ataques que venho sofrendo diariamente, não fica difícil imaginar de onde vem, já estamos removendo e tomando providências jurídicas. Que Deus tenha misericórdia dos malvados e fortaleça os bons. Tenham todos um ótimo domingo", manifestou.
Quando muitas contas falsas começam a seguir um perfil, de forma rápida, não orgânica e atípica, o perfil daquela pessoa pode ser bloqueado e sofrer com perda de engajamento, podendo ser considerada fraude ou ataque.
Após noticiar o acontecido, o governador registrou na manhã desta segunda-feira, 11, ocorrência policial contra crime cibernético. Ao lado de delegado da área, Barbosa disse, através de novo vídeo divulgado, ser preciso ter todo cuidado. "Temos que ter todo cuidado nisso [...] É uma ferramenta de trabalho que exerço todos os dias para divulgar as ações que faço no governo e isso tem incomodado muita gente. Então, doutor Lucas (delegado), peço toda atenção e todo cuidado contra essa invasão que estão fazendo na minha página", pediu.