Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves/Secom-TO

Foto: Fernando Alves/Secom-TO

Para celebrar o Dia do Cerrado, bioma presente em mais de 90% do território tocantinense, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realiza nesta segunda, 11, e terça-feira, 12, no município de Mateiros, palestras e exposição de animais taxidermizados.

Organizada pela Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão e o Parque Estadual do Jalapão (PEJ), a programação alusiva à data, que é comemorada no dia 11 de setembro, conta com apoio da Prefeitura de Mateiros; Secretaria de Estado da Educação, por meio da Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas; Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (ACAPPM); Projeto Varandas do Jalapão e Rádio Dunas FM.

As atividades programadas serão desenvolvidas pelas equipes do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nesta segunda-feira, 11, o evento ocorre no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), das 8 às 17 horas. Na terça, 12, a mesma programação será levada para o povoado Mumbuca.

A taxidermia é a arte de montar/empalhar animais para estudos científicos ou exibições, utilizando técnicas de preservação, buscando atingir o maior grau de fidelidade possível.

 Sobre o Cerrado

Considerado o segundo maior bioma da América do Sul, o Cerrado é abundante em biodiversidade com a maior parte da sua vegetação semelhante à savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas. Em relação aos recursos hídricos, o bioma Cerrado possui uma importância estratégica. É no Cerrado que nascem os rios que formam seis das principais regiões de hidrográficas brasileiras: Parnaíba, Paraná, Paraguai, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Amazônica, e isso proporciona diversos atrativos turísticos na região, influenciando na economia de vários municípios. (Secom/TO)