Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Naturatins

Foto: Divulgação Naturatins

Com foco na preservação da fauna e da flora do Cerrado tocantinense, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou nesta segunda-feira, 11, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), em Mateiros, uma Exposição de Animais Taxidermizados e esqueletos da fauna com peças do Museu de  Morfologia da UFT - Câmpus de Palmas. Na terça, dia 12, a mesma programação será levada para o povoado Mumbuca.

Cerca de 265 alunos das Unidades Educacionais de Mateiros: Escola Municipal Ernestina Vieira Soares, Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas, Escola Estadual Silvério de Matos e Centro de Educação Infantil Começo de Vida, puderam acompanhar atentamente, a diversidade de aves e de animais silvestres expostos na mostra.

"Com o material em exposição voltado principalmente à educação ambiental, trabalhamos de forma lúdica com as crianças e comunidade local, temas como o Cerrado, suas espécies e a importância delas na saúde dos ecossistemas em que vivem. Quanto mais ensinamos nossas crianças, maior é a chance de atitudes positivas que resultem na preservação", descreveu Rejane Ferreira, bióloga e supervisora da Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Informação da Biodiversidade, Wiliam Aires, os animais utilizados para a exposição são doados pelo Centro de Fauna do Tocantins, responsável por fazer a triagem e a reabilitação de animais silvestres vítimas de tráfico, atropelamentos, queimadas ou oriundos de apreensões realizadas por órgãos de fiscalização e outras ocorrências. “Muitos desses animais não sobrevivem e após o óbito são doados ao Museu de Morfologia da UFT para serem utilizados no ensino, pesquisa e extensão. Para as exposições os animais são taxidermizados (preparação de pele) ou terão o esqueleto montado”, explicou o gerente.

Além da exposição, a equipe do Museu da UFT, coordenada pela Professora Drª Tainá de Abreu, ministrou para as crianças, educadores e comunidade local o minicurso 'Pegadas da Selva', que tem como objeto trabalhar a educação ambiental através da produção de material didático como forma de fortalecer a sustentabilidade e conhecimento sobre o Cerrado tocantinense.

Encantado com tudo que estava aprendendo durante a exposição, Bleno Lucas Sousa Amorim, aluno do Centro de Educação Infantil Começo de Vida, contou com detalhes as características da onça-pintada e sua beleza. "Ela tem patas largas, seus dentes também são enormes, parece até de verdade. Foi o bicho que eu mais gostei", contou entusiasmado o estudante.

Museu

Os animais taxidermizados expostos na mostra foram disponibilizados pelo Museu de Morfologia da UFT. 

A taxidermia é uma arte de montar/empalhar animais para estudos científicos ou exibições, utilizando diversas técnicas de preservação, buscando atingir o maior grau de fidelidade possível. (Naturatins)

(Foto: Divulgação Naturatins)