A prefeita de Lizarda do Tocantins, Professora Sussu, marcou presença na penúltima Consulta Pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2024-2027), em Novo Acordo, nessa terça-feira, 12. Na oportunidade, a gestora reforçou sobre a principal demanda ao município: ligação asfáltica, com obras que permitam infraestrutura adequada para deslocamento até cidades vizinhas e prioritariamente até a capital Palmas.
"A consulta do PPA é muito importante, sendo a oportunidade de sermos ouvidos para apresentarmos as demandas da nossa região. E o Jalapão, importante polo turístico do Estado, carece dessa atenção especial, tendo como prioridade de desenvolvimento as ligações asfálticas para as cidades que ainda não possuem. No caso de Lizarda, é um município que tem muito potencial, mas por conta das estradas não chega à perspectiva, ao ideal que gostaríamos", reforça Suelene.
Lizarda é o quinto maior município do Tocantins em extensão territorial. São quase 6 mil km de área, com habitantes espalhados por quatro povoados, por regiões, distritos e fazendas. O acesso a Palmas não é tão fácil, já que as estradas costumam apresentar carências. Quando há necessidade de levar um paciente por ambulância, por exemplo, o tempo da viagem costuma demorar. São 270 km de distância, sendo 170 km só de chão.
Acompanharam a prefeita na consulta pública o presidente da Câmara de Lizarda, Mauro Barros, a secretária de Assistência Social, Neuma Ângela, a diretora do Colégio Estadual 31 de Março, Camila Nazário, o diretor do Colégio Estadual Airton Sena no Distrito do Alto Bonito, Emerson Batista e o assessor Bruno Barreira.
(Foto: Divulgação Prefeitura de Lizarda)Governador
A consulta pública contou com a participação do governador Wanderlei Barbosa, secretários de Estado, parlamentares e de outros gestores da região Jalapão - região que abrange nove municípios e possui tesouros naturais que necessitam de cuidados especiais.
Demandas no Geral
Para além da discussão sobre preservação e o desenvolvimento sustentável do Jalapão, passando pelo turismo e pela produção agropecuária da região, também discutiu-se questões de educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico, assim como a recuperação das estradas, a construção de escolas, a melhoria dos hospitais e o apoio a projetos que promovam a agricultura sustentável e o empreendedorismo local.
Plano Plurianual para o Jalapão
O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental de médio prazo que estabelece diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos. É um elemento fundamental para guiar as ações do Governo do Tocantins e definir onde serão aplicados os recursos públicos. No caso do Jalapão, isso significa que o PPA será essencial para determinar como a região se desenvolverá até 2027.
Além de Novo Acordo, mais oito cidades fazem parte da Regional Jalapão: Lizarda, Lagoa do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Rio Sono e Santa Tereza.