Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Luciano Dourado

Foto: Luciano Dourado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza nesta quinta-feira, 14, até as 18 horas, o Emprega Sine, na unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no centro de Palmas e na sexta-feira, 14, de 8h às 18h a ação acontece na unidade de Taquaralto, localizada na Avenida Tocantins, Quadra 39. Lote. 07. O Emprega Sine visa aproximar empresas e trabalhadores em busca de oportunidade de emprego.

Presente na abertura do evento, a secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade, ressaltou a importância do emprego para suprir as necessidades primordiais de cada um. O diretor do Trabalho no Sine, José Alberto Gordo, frisou que o principal objetivo da ação é trazer os trabalhadores para dentro do Sine e efetivar o máximo de contratações possíveis. “O trabalhador precisa entender que as vagas estão no Sine, todos os dias, e é aqui que ele precisa vir para conseguir se colocar no mercado de trabalho. Nós temos cursos de capacitações, temos profissionais capacitados para dar orientações e temos as vagas”, destacou.

O Emprega Sine teve início com uma palestra do consultor empresarial e orientador profissional, A'Eronssaytt Gomes Lima de Oliveira, sobre autoconhecimento, marketing pessoal, visão de futuro e mercado de trabalho. Durante o evento, as empresas estão no prédio do Sine e os trabalhadores presentes já são ali mesmo entrevistados e, se aprovados na seleção, já saem empregados.

O secretário da Setas, Jonis Calaça, reforçou que a agilidade no processo de intermediação traz resultados positivos tanto para o trabalhador quanto para os empresários. Além disso, o gestor afirmou que a ação evidencia o apoio do Sine para o fortalecimento do mercado de trabalho no Tocantins. 

A entrevistadora e psicóloga do rede Quartetto, Cariolana Carvalho, destacou que essa nova dinâmica de aproximação é importante tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, por agilizar o processo. “A ação otimiza o tempo para os trabalhadores e para a empresa. Trouxemos muitas vagas em todas as áreas e estamos confiantes de encontrar aqui os trabalhadores para ocupá-las”, pontuou.

Karla Nunes dos Santos está desempregada há cerca de três meses. Ela soube do Emprega Sine por meio das redes sociais e está muito esperançosa de conseguir ocupar uma das vagas. “Assisti a palestra motivacional e, agora, estou pronta para participar da entrevista e conseguir o emprego”.

O jovem Alex Victor Martins de Araújo foi um dos primeiros a serem entrevistados e se surpreendeu com o resultado. “Participei do Emprega Sine e foi muito além do que eu esperava, já estou com a carta de serviço em mãos e já estou empregado”, ressaltou.

Sine Disponibiliza 952 Vagas de Emprego 

Além das vagas ofertadas pela ação Emprega Sine, o Governo do Tocantins disponibiliza nas 11 unidades do Sine Tocantins 952 vagas de emprego.

Para o quadro geral estão disponíveis 337 vagas em Palmas, 191 em Araguaína, 86 em Gurupi, 77 em Dianópolis, 65 em Taquaralto, 64 em Guaraí, 59 em Paraíso, e 57 em Porto Nacional, totalizando 936 vagas.

Para Pessoa com Deficiência (PCD) estão disponíveis 16 vagas, sendo dez vagas em Palmas, quatro vagas em Araguaína, uma vaga em Porto Nacional e uma vaga em Gurupi.

Painel de vagas

Para conferir, diariamente, a oferta de vagas nos 11 postos do Sine Tocantins acesse o site da Setas. 

Além do atendimento presencial os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo. 

Nas demais unidades do Sine o contato só pode ser feito por telefone convencional os números podem ser acessados no site da Setas.