Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Luiz de Castro/ SSP-TO

Foto: Luiz de Castro/ SSP-TO

Policiais civis da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP Palmas) deram cumprimento, na manhã desta quinta-feira, 14, a um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 22 anos, investigado pelo crime de homicídio ocorrido em maio deste ano, na Capital, tendo como vítima Diuiliam Gabriel Marinho Fernandes, 23 anos. A prisão faz parte da Operação Paz, deflagrada em todo o País com foco no combate ao crime organizado.

O indivíduo já se encontrava recolhido na Unidade Prisional Regional de Palmas, desde o dia 7 de junho, após ser preso pela Divisão Especializada, a bordo de um veículo Fiat Pálio vermelho, que vinha sendo monitorado por ser utilizado na prática de crimes de homicídios na Capital. 

Crime e investigação

Diuiliam foi morto no dia 20 de maio deste ano, em sua residência, no setor Santa Fé 4ª Etapa. O suspeito, acompanhado de mais comparsas, teria chegado ao local em um veículo Fiat Palio, por volta das 17h50, e invadido a casa da vítima, e efetuando vários disparos com armas de fogo. Antes de sair do local, teriam subtraído entorpecentes que a vítima mantinha em casa.

Segundo a polícia, inicialmente, os indivíduos não foram localizados, mas ao analisar imagens de câmeras de segurança, foi possível detectar a presença do referido automóvel. “A partir disso foi possível localizar o veículo no dia 7 de junho, pouco mais de duas semanas após o delito. O carro era conduzido pelo autor e ao analisarmos o veículo foi possível constatar que era clonado, tendo o veículo original  sido roubado na Bahia. Com o autor ainda encontramos uma arma de fogo, sendo um revólver calibre .38”, destaca o delegado titular da 1ª DHPP, Guilherme Torres.

1ª Prisão

Em interrogatório, o suspeito, de acordo com a PC, confessou que fazia a guarda do veículo para uma organização criminosa e que entregava o carro para os membros da facção sempre que pretendiam cometer delitos. Ao analisar o celular do indivíduo, foi constatado que de fato mantinha relações próximas a referida facção, porém integrava outra facção menor. “O celular ainda demonstrou que ele não só emprestava o carro para o cometimento de delitos, mas na verdade ia diretamente participar dos crimes. Ele confessa em seu celular ter participado de diversos homicídios contra membros da facção rival”, ressalta o delegado. 

Diante dos fatos, o homem acabou sendo autuado pelos crimes adulteração de veículo, posse ilegal de arma de fogo e constituir organização criminosa com atuação de arma de fogo. Além disso, foi dado cumprimento ao mandado de prisão em aberto pelo crime de tentativa de homicídio, emitido pela comarca de Irecê (BA). Em seguida foi encaminhado para a unidade prisional, onde permanece desde então.

Com o aprofundamento das investigações, o delegado representou pela prisão preventiva do investigado, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário, e cumprida na manhã desta quinta-feira, 14.

Outro homicídio

O homem preso ainda é investigado pela morte de Vitor Cardoso de Sousa, 25 anos. O crime ocorreu em frente a uma distribuidora de bebidas na Avenida LO-31, na Arso 151 (1.503 sul), no dia 25 de maio, cinco dias após a morte de Diuiliam. O caso segue sendo investigado. “Diante das conversas interceptadas no celular dele, é possível que a autoria ou participação dele também seja atribuída a outros crimes de homicídios”, conclui o delegado.

Operação Paz

A Operação Paz acontece em todo o país, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. Além do Tocantins, participam da Operação Paz os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Roraima. (SSP/TO)