Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Jaciara França/Secom-TO

Foto: Jaciara França/Secom-TO

O projeto de construção da infraestrutura turística na praia do Lago do Manoel Alves, localizado em uma região entre os municípios de Dianópolis e Porto Alegre, foi apresentado nessa quarta-feira, 13, ao ministro do Turismo (MTur), Celso Sabino. O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Turismo do Tocantins (Setur), Hercy Filho, e pelo secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini, solicitou apoio do Mtur para o desenvolvimento do projeto, em audiência marcada pelo deputado federal, Ricardo Ayres.  

O ministro Celso Sabino manifestou apoio e orientou o Estado a formalizar a proposta. A Setur já possui o projeto no formato necessário para viabilizar os recursos, o que contribuirá para agilizar o planejamento do estado. O Lago do Manoel Alves, atualmente, já conta com investimentos do MTur, que disponibilizou recursos para a construção do píer de ancoragem de embarcações no local. 

Os recursos para a construção do píer foram viabilizados por meio de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes, uma contrapartida do Governo do Tocantins. O processo licitatório para a realização da obra está sendo finalizado na Agência Tocantinense de Obras (Ageto). O projeto da infraestrutura da praia é integrado ao píer, garantindo um ponto turístico que atenderá diversos públicos. 

O secretário Hercy Filho esclareceu que o Lago do Manoel Alves é localizado na divisa com o oeste baiano, onde estão municípios como Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério e outros que compõem uma das regiões com maior contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Nesses municípios reside um público que possui embarcações e procura áreas próximas para explorar o turismo náutico. 

"Hoje, o Lago do Manoel Alves já é um destino desse público e o píer vai atrair para o Tocantins esse turista. Nesse contexto, a estrutura da praia vai dimensionar o turismo neste local. Vamos criar mais um grande atrativo no roteiro Serras Gerais do Tocantins e atrair a população de forma ampla e inclusiva para um turismo de qualidade, seguro e diferenciado", afirmou. 

Para o secretário Carlos Manzini, a manifestação de apoio do ministro Celso Sabino é mais uma resposta a gestão política do governador Wanderlei Barbosa, em Brasília. "O ministro recebeu o projeto com entusiasmo, e de forma imediata garantiu ao estado condições para  dar andamento nos próximos. Uma receptividade que, sem dúvida, demonstra o quanto o Tocantins, encontra no Governo Federal e na bancada federal, o apoio que precisa", afirmou. 

Salão do Turismo 

Na ocasião, o ministro Celso Sabino convidou o governo do Tocantins para participar do Salão do Turismo, que será realizado entre os dias 15 e 17 de dezembro, em Brasília. O evento reúne anualmente operadoras, agências de receptivo, empresas de cruzeiros, seguro-viagem e redes hoteleiras para fortalecer os negócios do turismo, além de  população em geral em busca de novos destinos.  

Na oportunidade, os estados e municípios podem dar visibilidade aos seus destinos turísticos nesse espaço onde as operadoras buscam os melhores roteiros para oferecer aos seus clientes. (Secom/TO)